Se Expressar Com Arte e Melhorar



Por Livia Rezende

Com certeza você já ouviu falar em arte, arte terapia, psicodrama e outros. Mas, e “Terapias Expressivas”? Talvez esse termo ainda possa ser desconhecido para você.

E é justamente apresentar as Terapias Expressivas que é o objetivo deste artigo. Contudo, antes de chegarmos lá, precisamos relembrar e conhecer alguns conceitos básicos.

A arte comunica mesmo onde as palavras faltam, atravessam bloqueios e abre portas que insistem em ficar fechadas diante da vida.

Assim, no processo de desenvolvimento do ser humano, dos diversos tipos de sofrimento da atualidade que demandam diferentes formas de intervenção, alguns autores criaram teorias que privilegiam o uso de recursos expressivos e técnicas não verbais para as intervenções. A história nos relata o valor das mais variadas expressões artísticas nas culturas.

Desde o período da Pré-História o homem já fazia desenhos nas cavernas, e esses desenhos tinham poder de comunicação entre eles e tinham uma magia.

Foi desta forma que os humanos tiveram para representar o mundo em que viviam. Compreender este contexto é muito importante para o entendimento das Terapias Expressivas.



Ao questionar um profissional podemos compreender melhor.

Qual seu nome? Sua Idade? E sua Profissão?



O que é a arte na Psicanálise?



Como a arte pode auxiliar nos tratamentos psicoterapêuticos?



Como é a aplicação desses tramentos?



Qual a importância da arte?



Qual é o benefício que a arte trás para a vida?



Veja também como a arte muda seu dia dia