Entenda a tradição dos tapetes de rua no feriado de Corpus Christi



Por: Amanda Luz

Cenas bíblicas são projetadas pelas ruas das cidades durante o feriado de corpus christi. Mas você sabe como e porque começou essa tradição na igreja católica? Então descubra tudo nesse texto.

Todos os anos, em meados de junho, as cidades ganham representações de cenas bíblicas através dos tapetes feitos de sal nas principais ruas brasileiras. O feriado tem como objetivo celebrar o sangue e o corpo de Jesus Cristo, com o objetivo de honrar sua morte e ressureição. A data começou a ser comemorada em 1264 com ordens do papa urbano IV.

Os tapetes são confeccionados para enfeitar o caminho por onde Cristo andou. Seguido pela procissão carregando a hóstia, simbologia do corpo de Cristo, seguindo o trajeto até as igrejas onde são celebradas as missas. Os fiéis pisam somente no tapete depois eu o padre passar, pois ele carrega a hóstia e vai abençoando o caminho. Os tapetes são elaborados pelos próprios fiéis que se voluntariam. Os tapetes são produzidos com os seguintes materiais, como: serragem, café em pó velho, cascas de ovo, areias, tiras de tecido, entre outros tipos de materiais que podem ser encontrado em casa mesmo.

Conheça aqui e saiba porque o feriado de Corpus Christi movimenta a cidade de Campos do Jordão