Incentivados por Robson Bastos, antigos alunos se tornam colegas de trabalho.

Que o professor Robson Bastos é um dos docentes mais antigos e queridos da Comunicação Social da Unitau em atividade nós já sabemos, mas hoje vamos conhecer alguns dos professores que tiveram aulas com ele e voltaram para seguir os passos do carismático mentor.

Acervo Unitau
por Izabella Santiago


Influenciado por outro docente, Robson Bastos decidiu entrar para a vida acadêmica aos 25 anos, aonde começou lecionando “comunicação comparada”, uma disciplina do curso de comunicação social que atualmente não faz mais parte deste curso. De modo geral, o número de disciplinas ministradas por ele, giram em torno de dez.

Edilene Maia de Almeida, mestre em Comunicação e Mercado, professora do Departamento de Comunicação da Unitau a 23 anos e atual Diretora da Comunica, é formada pela mesma instituição, se formou em 1989 e conta que uma das matérias que Robson Bastos lecionou neste período para sua turma foi ‘Novas Tecnologias de Comunicação’, “O Professor Robson já fazia parte da Universidade quando eu cheguei e posso afirmar que ele continua com a mesma essência de quando tive aulas com ele’’ e continua “ Eu costumo dizer que o Bastos irá ser meu mestre para a vida inteira”, afirma.

João Rangel, mestre e doutor em Comunicação, professor na Universidade de Taubaté a 23 anos nas disciplinas ligadas a fotografia, iniciou sua graduação na Unitau em 1987, aonde optou pela habilitação em Jornalismo, e conta que dentre este período Robson Bastos lecionava ‘Jornal Laboratório e Produção de Textos e Reportagens’. “ O Robson é importante na minha formação como jornalista e como pessoa pela sua simplicidade e humildade. Ele fez parte da minha banca de mestrado e doutorado. Eu fiz questão de convida-lo. Ele é uma figura muito importante, tanto quando amigo, professor e colega de trabalho. É um verdadeiro exemplo ”, conta.

Dentro deste e de vários outros parâmetros, como inclusive no âmbito radialista, podemos considerar Robson Bastos um docente complemente comprometido não só com os ensinamentos universitários, mas sim um professor que é motivo de orgulho e inspiração para seus alunos e no contexto de hoje, colegas de trabalho e amigos.

A seguir, temos um vídeo aonde João Rangel faz uma pequena homenagem ao mestre Robson Bastos.