Design Gráfico: A novata da Comunicação Social

Publicidade e Propaganda criou vertentes para novos caminhos dentro da área de criação e produção de arte, ampliando as escolhas para aqueles que visam trabalhar com aquilo que mais ama: criar! As novas tecnologias disponíveis auxiliam na criação de um mundo mais interativo e cheio de cor.

por Juliana Almeida

O tecnólogo de Design Gráfico é o novo curso do Departamento de Comunicação Social da UNITAU, oficializado no final do ano de 2018 e que conta com sua primeira turma logo no ano de comemoração dos 40 anos do departamento. A aluna Haylleen Oliveira, do 1º semestre, conta como escolheu o curso – “Eu escolhi esse curso porque sempre gostei de arte e desenhar, só que sabemos que trabalhar com arte não é algo fácil e, como design gráfico estava em ascensão, decidi fazer esse curso”, conta.

O curso conta com uma grade curricular que inclui aulas teóricas focadas, principalmente, em atividades de Criação e Arte e aulas práticas que tem, à disposição, laboratórios para o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e com as principais ferramentas da área, que facilitam visualizar como atuar no mercado de trabalho com projetos gráficos. A turma T40 carrega com eles o título de primeira turma do curso – “Ao mesmo tempo em que fiquei muito feliz, pois muitos queriam cursar e tinha apenas Publicidade, dá um pouco de medo, pois não temos muita bagagem de como será, causa um pouco de incerteza”, desabafa Haylleen como caloura e veterana do curso.

Diferente dos outros cursos do departamento (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas), o curso tem duração de 2 anos e tem como objetivo formar tecnólogos capazes de atuar nos meios tradicionais e digitais de produção de conteúdos visuais gráficos. O profissional dessa área pode trabalhar desde Escritórios de Design e Estúdios, até Produtoras de Vídeos e Empresas Cinematográficas, além da Agência de Comunicação (ACI) no próprio departamento durante o tempo de curso.