Comunicação no site CSOnline

O Departamento de comunicação social está completando 40 anos. Com a evolução da comunicação com o passar das décadas, surgem novas plataformas e novas maneiras de se comunicar. Em 2002, há 17 anos, acompanhando a nova onda do digital,surgiu o site do Departamento de Comunicação Social.

por Fernanda Paiva

Fundo azul, poucas imagens e links clicáveis, com informações essenciais sobre o departamento na página inicial. Esta era a aparência do primeiro formato do CSOnline, em 2002. “Na época não era nem um blog, era um site mesmo. Ele era todo de html, até tive que aprender a mexer na linguagem para programar”, conta entusiasmada a professora Helen Francis, uma das fundadoras do site, sobre sua primeira experiência com a plataforma. “A gente tava entrando nessa questão da era digital e as marcas começaram a ter seus sites, sua apresentação na internet e tal… como que o departamento de comunicação social ia ficar fora disso”, completa a docente a respeito das circunstâncias que levaram à criação do site.

Ao longo de 17 anos de existência, o site sofreu diversas modificações, tanto em layout quanto no conteúdo apresentado. “A gente usava muito pouco os recursos visuais, e quando fizemos a migração de plataforma para o Wordpress tivemos um ganho muito grande em recursos para o manuseio da plataforma”, diz o professor e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Josué Brazil, sobre as mudanças visuais sofridas pelo CSOnline. O conteúdo também passou por adaptações, o que antes possuía uma aparência institucional conta atualmente com um relato do dia a dia do departamento. “A utilidade dos conteúdos passa, não só pelo ponto de vista de informação do que está acontecendo aqui no departamento, mas por assuntos pertinentes que podem ser tratados”, explica a professora Viviane Fushimi, sobre o filtro de conteúdos expostos na plataforma.

Além de reportar os eventos de interesse do grupo acadêmico, o CSOnline possui quadros sobre dicas culturais e histórias do Departamento de Comunicação Social, por exemplo. Todo o conteúdo trabalhado no site recebe um impulsionamento na divulgação por meio das mídia sociais Twitter e Facebook. “A gente sempre achou que são as duas plataformas melhores pro tipo de conteúdo que a gente disponibiliza o blog”, explica o professor Josué Brazil.



LEIA MAIS SOBRE A COMUNICAÇÃO SOCIAL NAS REDES SOCIAIS