A Agência de Comunicação Integrada (ACI) do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté (UNITAU) surgiu, inicialmente, como uma agência pedagógica de publicidade e de relações públicas. Posteriormente, alunos de jornalismo passaram a fazer parte da agência.
Com os quarenta anos do departamento, além de muita história para contar, a ACI é responsável por cuidar da imagem e da comunicação do departamento, organizando palestras e eventos interativos, como a Semana da Comunicação (SECOM). Hoje, ela conta com alunos bolsistas e voluntários.
A Diretora do Departamento e professora Ma. Edilene Maia afirma que a ACI é vista como uma ponte entre o mercado de trabalho e a parte pedagógica que os alunos passam. Com isso, empresas do ramo da comunicação levam em consideração a experiência que o aluno teve nesta agência.
Segundo o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, professor Me. Josué Brazil, “dificilmente, o aluno que passa pela ACI fica desempregado ou não consegue um bom estágio. Muito deles nem terminam o contrato de bolsa”, explica Josué.
Já o aluno do terceiro semestre de jornalismo, João Pedro Ribeiro é voluntário da agência desde o fim do ano passado e responsável por resenhas de filmes relacionados à comunicação. "Penso que é uma oportunidade muito boa de poder fazer alguma coisa que alcança um público e fico feliz por estar contribuindo”, comenta o aluno.
Além de João Pedro, atualmente, a ACI é composta pela aluna Giovanna Barrios, do quinto semestre de Relações Públicas, responsável por produção e pós-produção de eventos, cuidando da imagem da agência nas redes sociais. Caio Fernandes, aluno do terceiro semestre de Jornalismo, que realiza cobertura de eventos, fotografia, produção de pautas e publicações nas plataformas digitais. Por fim, Breno Monteiro, aluno calouro de Publicidade e Propaganda que se dedica em fazer peças publicitárias.
Por Caio Fernandes
Com os quarenta anos do departamento, além de muita história para contar, a ACI é responsável por cuidar da imagem e da comunicação do departamento, organizando palestras e eventos interativos, como a Semana da Comunicação (SECOM). Hoje, ela conta com alunos bolsistas e voluntários.
A Diretora do Departamento e professora Ma. Edilene Maia afirma que a ACI é vista como uma ponte entre o mercado de trabalho e a parte pedagógica que os alunos passam. Com isso, empresas do ramo da comunicação levam em consideração a experiência que o aluno teve nesta agência.
Segundo o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, professor Me. Josué Brazil, “dificilmente, o aluno que passa pela ACI fica desempregado ou não consegue um bom estágio. Muito deles nem terminam o contrato de bolsa”, explica Josué.
Já o aluno do terceiro semestre de jornalismo, João Pedro Ribeiro é voluntário da agência desde o fim do ano passado e responsável por resenhas de filmes relacionados à comunicação. "Penso que é uma oportunidade muito boa de poder fazer alguma coisa que alcança um público e fico feliz por estar contribuindo”, comenta o aluno.
Além de João Pedro, atualmente, a ACI é composta pela aluna Giovanna Barrios, do quinto semestre de Relações Públicas, responsável por produção e pós-produção de eventos, cuidando da imagem da agência nas redes sociais. Caio Fernandes, aluno do terceiro semestre de Jornalismo, que realiza cobertura de eventos, fotografia, produção de pautas e publicações nas plataformas digitais. Por fim, Breno Monteiro, aluno calouro de Publicidade e Propaganda que se dedica em fazer peças publicitárias.
