40 anos de interação na comunica

Tudo é comunicação, das paredes grafitadas às publicações nas redes sociais. Seja verbal ou não verbal, nítida ou cheia de interpretações, o Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté (UNITAU) exala poesia e interação com o seu público. A “Comunica”, como é carinhosamente chamada, comemora bodas de esmeralda em 2019 com cada aluno, professor e funcionário que por ali já passaram.

por Juliana Faria

Há 40 anos, quando ainda não existia o advento da internet, a comunicação era impressa e as publicações que hoje encontramos no Facebook, Instagram e Twitter eram espalhadas nos murais dos corredores do departamento. O Professor Robson Bastos que leciona no departamento desde 1987, revela que por muito tempo a comunicação era feita boca a boca a fim de promover os serviços e eventos da Comunica. “O papel da comunicação é juntar as pessoas com ação. Espero que, cada vez mais, nós tenhamos a tecnologia como aliada no trabalho em função do bem do próximo, mas que ela também seja usada para que a gente esteja próximo das pessoas”, pontua.

Hoje as mídias sociais vão além da divulgação dos cursos, os alunos ficam informados de tudo o que está acontecendo na Comunica através do trabalho realizado pela Agência de Comunicação Integrada (ACI) que desenvolve a interatividade com os alunos através de enquetes, vídeos e fotos. O Departamento vem cativando seu público e tornando a comunicação cada vez mais sociável. A aluna Maiara Santos do 7º semestre de Publicidade e Propaganda revela que a comunicação nas redes sociais do departamento veio melhorando ao longo dos anos. “Esse ano, principalmente, as páginas estão bem ativas, dá para gente ver que os alunos realmente interagem e isso é porque a linguagem e o conteúdo agradam”, ressaltou.

As redes sociais são usadas como uma espécie de acervo digital que recorta, expõe e guarda os eventos e memórias mais importantes para a história do Departamento de Comunicação Social da Unitau. O envolvimento digital que começou com a criação do blog do Departamento em 2002, hoje tem o objetivo de criar um diálogo nas redes sociais para que possa abrir novas portas para a divulgação dos cursos do Departamento, além de criar um ambiente de engajamento com os alunos, ex-alunos, professores e com a atlética. “É importante estar nas redes sociais porque nós precisamos estar onde os jovens estão. Seja no blog, no Facebook, Instagram ou Twitter mostrando o que a gente faz”, enfatiza Prof. Robson Bastos.

LEIA MAIS SOBRE A COMUNICAÇÃO SOCIAL NAS REDES SOCIAIS