Profissão criatividade e a criatividade na profissão


O profissional que se apropria de características inventivas encontra no mercado de trabalho um espaço ocupado por pessoas que acharam na criatividade uma nova habilidade e uma oportunidade. Do profissional de exatas ao de humanas, o fundamental é que esse seja um profissional criativo e a arte pode ser de grande ajuda nesse processo.

por Valeska Migotto


Angel Migotto é artista plástica e arte educadora. De família de artistas, ela cresceu num universo lúdico e colorido. Angel escolheu a criatividade como profissão há 20 anos e afirma “Eu não consigo me ver fazendo outra coisa”. Ela já tentou se moldar a profissões onde exercia a criatividade com menor frequência e lembra que foi muito difícil, pois precisava viver num mundo onde a arte tinha pouco espaço.

Muitas pessoas não se consideram criativas, mas isso não significa que a habilidade de inovar e encontrar soluções não esteja no cotidiano de todo e qualquer indivíduo. No Departamento Pessoal, “é preciso se reinventar todos os dias”, conta Gisele Baleiro, assistente administrativo de pessoal. “A criatividade é importantíssima no tratamento com as pessoas, a gente vai criando maneiras de trabalhar com as diferenças de cada um”.

Juliana Fogaça tecnóloga em recursos humanos e auxiliar administrativa diz que não se considera uma pessoa criativa no campo das artes, mas que se considera uma pessoa de jogo de cintura, o que segundo ela, é a forma que encontra a necessidade de usar a criatividade no seu cotidiano.

Profissionais de exatas trabalham com números, mas estão cada vez mais envolvidos em áreas de gestão de pessoas e projetos. O engenheiro civil, mecânico e gerente comercial Marcos Gomes, conta que na engenharia existe muito espaço para a criatividade. “Quando você vai projetar alguma coisa, é preciso ser criativo para minimizar custos e fazer o projeto funcionar de forma eficiente. ”. E conclui, “os insights criativos acabam ajudando na tomada rápida de decisão, por exemplo”.

Considerada uma forma de inteligência, a criatividade é uma ferramenta que tem se destacado nas empresas. A arte é algo natural do ser humano, e sobre isso a artista plástica Angel Migotto, lembra que “o gatilho para você criar pode acontecer a qualquer momento, a qualquer instante, basta olhar diferente ao seu redor”. Para a artista quanto mais criatividade você põe no seu dia a dia maior o seu diferencial pessoal e profissional.

Você pode ouvir todos os podcasts no nosso canal no nosso canal