A ascensão do Inglês nas escolas municipais da região


Os alunos do Ensino Fundamental de algumas escolas da rede pública de Taubaté já têm contato com a língua estrangeira desde cedo, e os professores e profissionais de Educação atuam com prestígio nessa área fundamental para o desenvolvimento social dessa geração


                                                                                                                        Por João Pedro Barros


Nos últimos anos o inglês vem se tornando cada vez mais importante e presente na vida escolar dos alunos do Ensino Fundamental, e na cidade de Taubaté/SP, as crianças já podem ter o contato com a língua desde cedo. É notório a importância dessa matéria na grade curricular dos alunos, só que até pouco tempo atrás, isso era um privilégio apenas para os estudantes de escola particular ou em algumas públicas, mas atualmente a Prefeitura Municipal de Taubaté vem demonstrando grande importância para trazer o acesso à língua inglesa para a maior quantidade de alunos possíveis. É claro que por ser um conteúdo diferente para os alunos, alguns deles acabam não se interessando tanto para aprender, mas é aí que os profissionais de ensino entram para atuar e reverter toda a situação, como a professora Bruna Mercado disse. “Eu prefiro trabalhar principalmente com uma boa didática e a tentativa de sempre passar atividades lúdicas, tentando deixar de lado aquela metodologia do passado de apenas ficar passando texto”, destacou a professora de apenas 19 anos. 
Ela ainda acrescenta dizendo que acha fundamental esclarecer para os alunos a real importância do inglês e como isso trará benefícios futuros a eles. “Por diversas vezes já trouxe para a sala de aula os motivos pelo qual é importante eles aprenderem outros idiomas, já que como trabalho na rede municipal, consigo ver como as crianças tem uma vida difícil e as vezes sem muita perspectiva de futuro, então o conhecimento de outra língua podem fazer com que as crianças tenham uma visão do futuro diferente da realidade atual que elas vivem”, explicou. 
E apesar de ser um pouco diferente de outras matérias, a Língua Inglesa também é um estudo e requer atenção e esforço de quem for aprender, e a estagiária de Letras, Raítsa Coimbra, comenta sobre suas experiências nas salas de aula da escola Enersto de Oliveira Filho, em Taubaté. “Inglês é algo que você precisa estudar, é algo que você está aprendendo e por isso precisa se dedicar, por mais que não seja difícil, é necessário levar a sério”, ressaltou.