Geeks e Nerds e a sua expansão pelo Vale do Paraíba


Geeks e Nerds estão se espalhando na região do Vale do Paraíba, onde criam eventos, trocam figurinhas e fazem novas amizades. Recentemente um grande evento aconteceu em Taubaté e reuniu adeptos e curiosos com essa versatilidade e abrangência. Vem olhar a nossa matéria e ver como foi a Vale Expocomics!

Por Patrícia Alri
Os adeptos da cultura se reuniram e aproveitaram
 para vestir a carapuça / Créditos: Patrícia Alri
Vivemos na época da geração internet, onde muitos gostos e estilos podem ser difundidos e propagados com maior facilidade. Com isso, muitas denominações ganharam força com o avanço da internet: nerds, geeks e vários outros grupos de pessoas que se interessam por filmes, séries, tecnologia e novidades. A maioria da população acredita que nerds e geeks possuem as mesmas características, entretanto, eles são bem diferentes.

Os nerds são pessoas mais introvertidas, possuem interesse grande por livros e estudos, gostam de tecnologia, informática, programação, vídeo games, histórias em quadrinhos e curtem participar de eventos que mostrem as novidades desse campo, mas não são muito sociáveis. Já os geeks gostam de trocar ideias, aumentar o conhecimento sobre um determinado assunto além de curtirem filmes, séries, eles gostam de fazer amizades.

Graças à nossa querida internet, eventos sobre esses assuntos que antes era mais observado em cidades populosas, hoje são percebidos em cidades do interior, como em Taubaté, localizado no interior de São Paulo, no Vale do Paraíba, que recentemente promoveu um BIG evento integrando os adeptos a essa cultura.

O Vale Expocomics foi realizado pela Imago (Academia de Arte e Design) em parceria com o shopping da cidade e reuniu cerca de quinze mil pessoas durante os três dias de evento. Exposições de quadrinhos, mangás, games, tecnologia, desfile de cosplay, apresentações de K-pop, palestras e workshops com quadrinistas experientes fizeram a alegria do público que curte o assunto. “É importante para o crescimento da cidade, para o crescimento das pessoas, para que elas saibam interagir com pessoas diferentes do seu ciclo comum de relacionamento”, comentou a estudante Noemi Nunes, que participou do desfile de cosplay.

Uma atração fez muito sucesso: “Hulk” esculpido em isopor com mais de três metros de altura, onde os presentes tiraram muitas fotos. Além das exposições, muitos comerciantes que vendem produtos dessa cultura ficaram contentes com a oportunidade do evento em poder mostrar suas mercadorias. “Um evento assim ajuda a tornar a nossa marca conhecida, pois fazemos muitos contatos, vendemos bem. Antes o pessoal ficava ‘nossa, eu vou comprar um quadro do Pokémon’ e hoje em dia não, hoje em dia está com essa moda de retrô, então adultos compram quadros de games que eles jogavam e jogam até hoje. Época de nostalgia está voltando com tudo, então tudo isso ajuda muito”, disse a funcionária da House of Games, Ana Luiza França.

Para o idealizador do evento, Wanderlei Ribeiro, a integração entre as diversas culturas é um movimento natural e o Vale do Paraíba soube absorver esse universo. “O movimento é natural desse mundo, que é conteúdo e gera muito conteúdo e é uma fusão. O vale do paraíba entendeu isso e automaticamente esse grupo de pessoas vão procurar esses tipos de evento, e quando falamos dos nerds e geeks eles tem conteúdo e eles buscam feiras de conteúdo.” O Vale Expocomics também aconteceu na cidade de Pindamonhangaba e São José dos Campos.

A Academia de Arte e Design tem unidades em Pindamonhangaba e Taubaté, se interessou? Dá uma olhadinha no site deles ;) http://www.academiaimago.com.br/