Personal trainer conta sobre sua evolução na carreira

Rodrigo Cintra treinador físico e dono da academia MUV em Taubaté, conta detalhes sobre sua profissão e porque desistiu da carreira de juiz

Dedicado, focado e trabalhador, Rodrigo Cintra, 40 anos, cursou educação física na Universidade Federal de Juiz de Fora e começou a trabalhar na área em uma academia de ginástica como professor de Gin Localizada, logo quando ingressou na faculdade com apenas 20 anos.

                                                                                                                               Por Thalita Oliveira 


O personal já morou em várias cidades por causa da sua profissão como juiz, morou no Rio de Janeiro, Juiz de Fora e Barcelona na Espanha. Rodrigo atuou como árbitro de futebol durante 17 anos de sua vida, cansado dessa profissão virou comentarista da rede globo em Salvador e por fim reiniciando sua carreira como personal ele teve sua primeira academia na cidade de Caçapava chamada BioSports, que existe até hoje. Atualmente Rodrigo tem outra academia em Taubaté chamada MUV no bairro da Independência e faz consultoria em mais de 50 academias em toda a América Latina. Ele faz palestras, vídeos e lança desafios para motivar todos a ter uma vida saudável. Em entrevista ele revela o motivo de ter parado com a arbitragem e da dicas para ter longevidade.


Rodrigo Cintra árbitro de futebol,
 comentarista, personal trainer
 e consultor em várias academias
Imagem: Acervo pessoal
Por que escolheu ser árbitro e desistiu?
Eu escolhi ser árbitro por ter sido uma de mais de 10 áreas as quais eu fiz curso de arbitragem durante minha faculdade. Fiz cursos de vôlei, basquete, handebol, natação, atletismo, futsociety, futsal, Beach voley, beach handebol e futebol. Na verdade eu não desisti, eu fiz uma carreira de sucesso ao longo de 17 anos e parei no auge, arbitrando primeira divisão, assim como atuei por 10 anos, como um dos top10 do país. Encerrei minha carreira aos 35 anos por não acreditar mais no crescimento na carreira e na organização do futebol nacional, e parei também por ter sido convidado para ingressar como Executivo da organização da Copa do Mundo e como comentarista esportivo na Rede Globo de Televisão, uma escolha que me fascinou por ser algo que sempre pensei em fazer quando parar de apitar.

Por que escolheu ser personal trainer?
Sempre gostei de promover saúde e longevidade, faz parte da minha missão de vida. Por isso criei e registrei mundialmente o e-persona l®, um personal trainer virtual, que pode cuidar de milhões de pessoas, que em 4 meses de vida ele já cuida de 1000 pessoas.

Qual foi uma experiência mais marcante na sua carreira?
Todo dia é um novo desafio, tirar pessoas de mesas de cirurgia bariátricas, fazer pessoas realizadas, trazer a felicidade e autoestima para a vida delas, isso é uma experiência marcante como personal, já como árbitro, foram as finais de campeonato em todos os cantos do país de 2001 a 2011.

Para Rodrigo, a dedicação e determinação em seu
 trabalho é a base para um grande sucesso
 Imagem: Acervo pessoal
Como você trabalha com a saúde preventiva?
Fazendo palestras, orientações pontuais, orientações no dia a dia em academias, ou mesmo, através da minha empresa mundial chamada Golden Place. (goldenplacefitness.com.br)

O que é a Golden Place pra você?
Realização de um sonho, um braço de auxilio fantástico que me permite cuidar de pessoas em diversos cantos do mundo, hoje em cinco países já e algo que me ajuda a dar ao professor de educação física o seu devido valor, por ser ferramenta para estes alcançarem as pessoas em qualquer lugar.

 Como funciona esse seu lançamento fitness ‘’Where dreams come true’’?
Fizemos um pré-lançamento nos EUA, em maio deste ano, em Orlando, na Florida, e o lema da Disney é exatamente esse, “aonde os sonhos se tornam realidade” e assim vivemos a golden place. Para os nossos sonhos se tornarem a nossa realidade.

Qual dica de saúde você dá para quem não está praticando atividades físicas?
Inicie hoje seus treinamentos, seja tradicionalmente em uma academia ou em casa mesmo através de ferramentas como a Web Fitness Club®, da Golden Place®, a primeira academia virtual do mundo, com personal trainer de verdade, os e-personal ® que montam planilhas de treinos para você após preenchimento de anamnese de 50 questões e que acompanham seus treinos, mudando sua planilha mensalmente.

Qual é a alimentação ideal para quem vai praticar atividades físicas?
Tem que ter uma alimentação mais variada possível, priorizando proteínas, fibras, verduras e legumes, a gordura é importante, mas não pode ser ingerida em excesso, carboidratos devem ser consumidos em menor quantidade... E MUITA água, ao longo do dia.

Qual é a importância do alongamento para a atividade física?
Tem uma importância relativa, principalmente postural já que para a prática de atividades físicas o importante é aquecer, muito mais que alongar. O alongamento após atividades evita dores indesejadas e ajudam na recuperação.

O que significa ter qualidade de vida hoje em dia?
Ter tempo para si mesmo e para a família, ter uma vida considerada satisfatoriamente sadia no que tange atividade física, alimentação e repouso, o tripé da saúde e longevidade.

Como hábitos diários podem influenciar a longevidade?
Este é o segredo da longevidade, sem boas práticas diárias impossível ter longevidade.

Como você motiva as pessoas a fazer academia? Qual estratégia adota para isso?
Combate direto aos três fatores estudados: falta de tempo, falta de dinheiro e falta de motivação. Eu tento motivar fazendo vídeos e palestras.