Garoto faz sucesso no YouTube gravando pegadinhas

Leonardo Santos grava vídeos para o Youtube e faz sucesso na plataforma, sua pagina já conta com mais de oitenta mil assinantes.

Com apenas vinte anos de idade, Leonardo já faz muito sucesso na internet. Ele faz vídeos para a plataforma YouTube, conta com mais de setenta mil assinantes e aproximadamente 5 milhões de visualizações em seu canal.

Por: Pedro Magalhães


Vindo de uma família carente e tendo que cuidar de seu pai devido á um problema de visão do mesmo, hoje em dia Leonardo grava pegadinhas, experimentos e testes sociais, e isso vem chamando muito a atenção do publico. O Youtuber (como chamamos a pessoa que produz vídeos para o YouTube) corre alguns riscos gravando suas pegadinhas e passa por muitas dificuldades em seus dias de gravação. Leonardo conta que tem muitos planos para o seu canal futuramente e pretende chegar á um milhão de inscritos até o final do ano de 2017. 

Pegadinha "fingindo ser terrorista"


Quando você teve a Ideia de criar um canal no Youtube? 
Eu já tinha vontade de criar um canal desde que conheci o YouTube, mais ou menos em 2010, mas eu criei o canal realmente em setembro de 2013. 

E como surgiu essa ideia?
Então, eu já assistia vídeos no YouTube e sempre achei muito legal um cara pegar uma câmera e gravar um vídeo, por isso sempre tive vontade de criar um canal mas não sabia sobre o que. Uma vez eu estava procurando vídeos e vi um canal de pegadinhas, daí me veio a ideia de criar um canal sobre pegadinhas.

Quanto tempo demorou para você ter um grande feedback do publico e como foi esse processo? No começo eu enviava os meus vídeos em todos os lugares possíveis. Eu entrava em vídeos de outros canais grandes e comentava falando sobre o meu canal, daí eu criava outras contas falsas só para dar voto positivo no meu comentário e ele ficar em primeiro. Eu manda para todos meus contatos no facebook, eu postava no twitter, eu criava blog pra divulgar, enfim, eu fazia muita coisa. Durante muito tempo eu fiquei postando vídeos sem nem ter nenhum retorno, não chegavam nem a 100 visualizações direito. Depois de uns 6 meses postando vídeos, meu canal começou a crescer muito rápido e em pouco tempo fiquei com 80 mil inscritos.

Você se sentiu desanimado e pensou em parar de postar vídeos?
Cara, eu já pensei em desistir diversas vezes. Principalmente no começo por não acreditar que daria certo e por demorar tanto tempo para ter um retorno, mas mesmo assim eu fui insistente e continuei gravando vídeos, muitas vezes até sem estar com vontade. Depois de fazer sucesso e ter milhares de inscritos também pensei algumas vezes em desistir de tudo, mas não por desanimo ou falta de retorno, e sim por que eu pensava que estava perdendo tempo e por estar inseguro, pois o YouTube é muito incerto. 

Qual foi seu melhor vídeo, em questão de retorno e em questão de satisfação por ter gravado? 
O meu melhor vídeo em questão de retorno se chama “Vou te mandar para o céu”. Eu chegava nas pessoas e perguntava o que elas achavam do céu, se era um lugar bonito ou se gostariam de ir para la quando morressem, e a maioria dizia que sim, e então eu fingia que ia tirar algo da mochila e falava que mandaria elas para o céu. Esse vídeo chegou a 1 milhão e 100 mil visualizações, mas mesmo assim eu me arrependo muito de ter gravado ele, pelo fato de ser muito perigoso fazer o que eu fiz. Na época eu era inexperiente. Já o melhor vídeo em questão de estar satisfeito foi um em que eu fiz uma brincadeira com a minha mãe e ela falou coisas muito bonitas para mim, eu pesava que ela teria uma reação totalmente diferente. 

Conversando com policiais por conta de problemas na gravação.


Qual foi o maior perigo que já correu gravando seus vídeos?
Em vários vídeos eu corro perigo, nunca sei se a pessoa vai levar na boa ou não. Já fui ameaçado de morte em alguns vídeos, em alguns a pessoa quis me bater, e uma vez um vendedor de Icegurt viu que eu estava gravando e disse que iria me matar com uma faca.

Que tipos de pessoa você aborda para fazer suas pegadinhas? 
Depende da pegadinha que farei, por exemplo, se farei uma pegadinha bem tranquila eu seleciono qualquer tipo de pessoa, menos crianças. Se eu vou fazer alguma pegadinha mais arriscada eu seleciono apenas homens entre 15 e 40 anos. Eu sempre evito fazer meus vídeos com crianças, mulheres e idosos.

Qual seu maior sonho? 
Meu maior sonho sem duvidas é poder viver de YouTube, poder ter uma renda para me sustentar e continuar gravando vídeos. Fora isso tenho outros sonhos, um deles é chegar a marca de 1 milhão de inscritos até o fim do ano que vem. 

Você se lembra do seu primeiro vídeo? Como foi a experiência? 
Eu lembro sim. Eu era muito inexperiente, não sabia nada sobre gravação de vídeo. Foi muito legal, senti uma adrenalina muito grande, senti medo, senti vergonha, e senti felicidade também. São muitas sensações em um momento só. 

Você teve o apoio de amigos e familiares para gravar vídeos?
Meus pais sempre me apoiaram muito, sempre me incentivaram a fazer o que eu gostava. Eu terminei meus estudos e não fiz faculdade, mas mesmo assim meus pais me apoiaram, principalmente quando começaram a ver que eu estava ganhando dinheiro com isso e que isso era trabalho de verdade. Alguns amigos me apoiavam, outros diziam que era besteira eu fazer isso, que era perda de tempo, mas depois todos passaram a me apoiar.

Quais as maiores dificuldades que você enfrenta gravando?
São muitas dificuldades. A primeira e maior delas é que não depende só de mim para gravar, eu dependo de outras pessoas para interagir, então se eu for para a cidade e o movimento estiver fraco é como um dia perdido. A segunda dificuldade é o clima, que não pode estar chovendo e nem muito quente, pois isso espanta as pessoas. Depois disso vem algumas dificuldades mais simples, como a distancia da minha casa até o centro, entre outras que não incomodam muito.

Quais são seus planos futuros?
Pretendo criar um canal secundário, para fazer vídeos de todos os tipos, vídeos do dia a dia, vídeos jogando algum jogo, fazendo algum desafio, etc. Pretendo aprimorar minha edição de vídeo, além de comprar uma câmera e um gravador melhores. Por enquanto só isso.

Como é o processo para gravar um vídeo? Desde o inicio. 
Primeiro, um dia antes eu vejo a previsão do tempo, se estiver um tempo favorável eu preparo minha mochila com um gravador, lapela, câmera, garrafa de água e carteira. No dia de gravar eu saio cedo e vou para algum ponto movimentado da cidade, geralmente uma praça. Em seguida eu seleciono a pessoa que vou fazer a pegadinha, prefiro gravar em praça por que da para abordar as pessoas sentadas. Eu tento gravar pelo menos três boas reações, que eu julgo que ficariam boas no vídeo. Tem dias que para pegar uma reação boa é muito difícil, quem dirá três. Depois com todo o material pronto eu só edito o vídeo e posto no YouTube.

Slide