O sonho de um garoto

Jovem do interior paulista, carrega a simplicidade típica do vale-paraibano consigo, a fala é articulada e a entrevista com ele logo ganha clima de conversa de amigos. Filho de religiosos e neto de político. Tinha apenas 18 anos quando assumiu o mandato de vereador em Cachoeira Paulista, São Paulo. 

Por Larissa Mafra

Marisa Barbosa dos Santos orgulha-se ao dizer que o filho sempre teve vocação para a política, ela conta da coleção de “santinhos” políticos do garoto, e das horas gastas em frente à TV assistindo ao horário eleitoral. Sua infância foi atípica: os colegas assistiam “TV Globinho”, ele “TV Senado”, os colegas jogavam bola e iam ao cinema, ele frequentava sessões de câmara. Ninguém o obrigava, ele simplesmente gostava, admirava o avô Osmar Granjeiro Xavier, também vereador. 

O ambiente no qual o jovem cresceu o levou naturalmente à carreira política. Com 16 anos, o adolescente filiava-se ao Partido Social Cristão (PSC). A vida política construía-se frente a seus olhos, o que antes era brincadeira tornava-se seriedade. No ano seguinte com a conclusão do ensino médio, o garoto ingressa no curso de jornalismo, os ensinamentos da faculdade serviram para alavancar sua grande decisão: candidatar-se a um cargo político em sua cidade.

Com a grande decisão vieram grandes preocupações: como vencer a eleição? Se vencer, como conciliar a faculdade com a vida política? Como passar credibilidade aos companheiros de câmara? Como atender a todos os pedidos da população? As respostas vieram junto com a maturidade que o jovem conquistava, ele galgava pouco a pouco, rumo ao segundo lugar entre as pesquisas de intenção de voto. Um mês antes da eleição ele se tornava muito popular, principalmente entre as jovens, e sua vitória era garantida pelas especulações. 

A vitória aconteceu, assim em 01 de janeiro de 2013 ele assumia como vereador mais jovem da cidade de Cachoeira Paulista e segundo mais jovem do estado de São Paulo, muito bem colocado, foi o segundo melhor votado nas eleições daquele ano.

Atualmente com 20 anos, Breno Barbosa Anaya Xavier o garoto apaixonado por política, não pensa duas vezes antes de dizer para todos que perguntam: “eu continuo amando a política”. Ele ainda ocupa cadeira no legislativo de Cachoeira Paulista, e diz não haver nada nesse mundo que o faça desistir da carreira. Durante esses dois anos de atividade, Breno já passou pela presidência da Câmara, a idade não é sinônimo de credibilidade, segundo o jovem. O menino que colecionou santinhos finalmente se vê como em seus sonhos: de terno e gravata, de pé em frente ao púlpito proferindo palavras de esperança aos jovens cidadãos. Breno Anaya além de vereador é também jornalista em formação e gosta de acreditar que a verdade é o caminho para as duas profissões.
Confira nosso PodCast: http://agenciajodigital.blogspot.com.br/2015/04/o-sonho-de-um-garoto.html