Raul Cabral de 67 anos passa seus finais de semana na casa onde realiza os cultos da Umbanda. É uma casa simples, com apenas algumas cadeiras para os devotos sentarem, e na frente, há um espaço fechado, com um altar cheio de santos e imagens.
Por: Claudia Watanabe
Ele começou a seguir a vida religiosa estudando em um seminário em Aparecida, no interior de São Paulo. Estudou também em Lavras, interior de Minas Gerais. Quando se mudou para São Luiz do Paraitinga (SP), começou a sentir dores de cabeça, e, após procurar um médico descobriu que o seu problema não era de saúde. “Meu pai falou para eu procurar um médico e eu fui. Quando eu cheguei lá, o médico falou para eu esperar um pouco porque ele iria atender uma mulher e já viria conversar comigo. Quando ele saiu, eu perguntei da mulher que estava lá dentro ele disse que não havia mulher nenhuma, e falou que o meu problema não era médico e sim outra coisa”.
Quando Raul chegou em sua casa e contou ao pai, o mesmo perguntou se ele procurasse um lugar o filho iria. E Raul concordou. “Fui a um centro de Umbanda, e, quando cheguei lá, eu recebi as entidades”, conta Raul. Mas, na ocasião em que isso ocorreu, ele ainda era seminarista e dedicado à Igreja Católica.
Cabral não teve a escolha de poder ou não desenvolver esse dom. Quando foi a primeira vez em um centro de Umbanda já recebeu as entidades, no entanto, naquela época ele não queria. “Chegava nos dias que tinha trabalho, segunda, quarta e sexta, eu sentia um ‘nhenhenhém’ tão grande e enquanto eu não ia e não ficava no centro, eu não ficava sossegado”, relata Raul.
Algumas pessoas têm ideias equivocadas sobre a religião e o significado de receber uma entidade. “Não é bem receber e sim ficar do lado, ficar acostado, ou seja, a entidade fica perto”, explica Raul, sobre o fenômeno que consiste em espíritos que estão em determinada faixa de vibração astral. Conforme seu grau de evolução, são levados a fazer parte de uma falange (agrupamento de espíritos), a fim de atuarem, aprenderem e evoluírem.
Confira a entrevista com Raul Cabral no PodCast.
Confira a entrevista com Raul Cabral no PodCast.


