Semana de Cultura, Meio Ambiente, Esporte e Lazer, é a semana da Unitau convida, onde há eventos, tais como, palestras, exposições, shows, debates e muito mais. Dentro da programação, o projeto “Travessia”, mostra o resultado de um grande processo que está sendo realizado com a Comunidade Beira Rio.
Na quarta-feira(08/05), às 18h30, na sala 1B, foi realizada a apresentação e divulgação do Livro no qual relata toda a experiência da Prof.ª Dr.ª Tereza Elizabete Gonçalves, que conta com a ajuda de graduandas do curso de Psicologia e Letras, profissionais voluntários, parcerias institucionais e também abre às portas para receber ajuda do pública que é sempre bem vinda.
Durante a explicação sobre o projeto, a palestrante Prof.ª Tereza comenta sobre esse trabalho que vem sendo realizado com os habitantes dessa região de ribeirinhos da cidade de São José dos Campos, São Paulo, que procura mostrar a importância do Rio Paraíba para a cidade, para o ambiente e para eles próprios, a relação Homem x Rio e ainda sim, traz para crianças e adolescentes atividades de incentivo a cultura, como a criação da Biblioteca Comunitária, com a ideia de resgatar o prazer pela leitura.
“ A leitura é um direito humano fundamental, portanto incentivamos e viabilizamos o acesso aos bens culturais, que fazem parte da identidade brasileira”.( trecho retirado de um panfleto que nos foi entregue ao longo da palestra). Pude perceber desde então a importância de procurar criar a sensibilização principalmente da comunidade acadêmica, compartilhando experiências, para se criar um futuro solidário.
Contei com a participação de um aluno, Ângelo Santos, que está no 5° ano de Psicologia que não sabia da existência dessa ação e comentou que, “ o que trouxe destaque para mim foi a vontade dos organizadores de querer promover o bem estar daquela população” e ainda a resumiu como um processo de “ Dedicação e Amor” no qual ele reconhece e se interessa pelo esforço de todos para conseguir um destino diferente para esses cidadãos.
