A maneira correta de se respirar nas atividades físicas, confira o cotidiano de praticantes, atletas e amantes do esporte. O primeiro passo é procurar um médico para saber se você está apto a fazer um esporte que exige muito, o segundo é procurar profissionais que te atendam tanto na forma correta de correr quanto na respiração.
Por Madu Ferreira
Uma rotina saudável, Carlos Alfredo Linhares de 47 anos, bons hábitos alimentares, exercícios, trabalho, todos os dias há mais de 10 anos. No período da tarde inicia suas atividades físicas na esteira. Após aumentar a velocidade, percebe e que sua respiração acelera na intenção de ajustar seus batimentos cardíacos. Ele perde um pouco do controle e da concentração na hora de respirar, sentindo–se ainda mais cansado e com um pouco de tontura, reduz a velocidade e volta a caminhar, inspira o ar novamente e vai soltando devagar para voltar ao seu estado normal e acalmar seu coração, persistindo por 40 minutos, corrida e caminhada.
A atleta Simone Vasques de 31 anos admite que por não se importar com a forma adequada da sua respiração, sentia dores abdominais, de cabeça e até enjoos. “Com o tempo de treinamento e auxílio de um profissional aprendi a respirar corretamente, hoje em dia minha respiração é correta embora em algumas ocasiões como provas de distância curta onde se tem a velocidade, puxar o ar com a boca da mais folêgo”, declara Simone.
O Preparador Físico e Dirigente Esportivo Rubens Gomes já preparou atletas de todos os níveis e modalidade, em seu consultório atende a sociedade em geral. A respiração é extremamente importante e fundamental, Rubens já presenciou causas da má respiração com atletas, “ O indivíduo começa a bocejar, vomita ou fica tonto durante o treino, é nítido que aquele exercício esta extenuante demais a ele “, enfaiza o Preparador Físico. É comum perceber em pessoas que estão começando a fazer atividades físicas, sentirem dores no diafragma, na corrida e nas demais atividades, a recomendação é que a pessoa que estiver pensando em fazer atividade física procure um profissional específico, porque é muito peculiar e individual a maneira que cada exercício deve prosseguir conforme as orientações e de acordo com o objetivo de cada pessoa.
