Um Educador para o Brasil

 José Bento Renato Monteiro Lobato, nascido em Taubaté, 18 de abril foi um dos mais influentes escritores brasileiros de todos os tempos.

Um notável escritor entre as crianças dedicou-se a um estilo de escrita, e traz uma linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literarura no Brasil.

Por Elen Cristina

 Escreveu obras, como A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, Memoria da Emilia , O poço do Visconde Marcou gerações, e ainda hoje suas obras, contos e estórias encantam, não só crianças mas adultos e adolescentes, alcançando diversas idades. Monteiro Lobato demonstra através de suas obras, seu objetivo de educar, formar gerações futuras por meio de suas obras, sendo um escritor essencial para a literatura infantil. 
Para pedagoga Sara Cristina Monteiro Lobato tem uma importância muito grande para as crianças “Com relação à Taubaté principalmente já que ele é daqui, acredito que Monteiro Lobato tenha uma importância cultural e folclórica muito grande sobre as crianças e exerce um papel fundamental para a educação no país” Acrescenta Sara Sua obra traz consigo sempre um olhar diferente, no que se diz a respeito da infância e liberdade de uma criança, mostrando a preciosidade que é uma criança para o amanhã, defendendo a liberdade de viver aventuras e sonhos, cada personagem mostra uma mensagem de confiança, segurança, amizade, educação, boas maneiras, responsabilidade social, de maneira que mostra seus conceitos e princípios, até mesmo políticos. Assim pode-se dizer o quão importante é a literatura de Monteiro Lobato para o sistema educacional, pois se trata de um ideal de mundo, sociedade e educação que o escritor tinha em mente assim como princípios e igualdade, e são esses ideais que Monteiro Lobato, transmite em suas obras.