Artesanato de todos os tipos e para todos os gostos, Dona Benedita Guimarães de Oliveira, 51 anos na cidade de Tremembé, desenvolve em sua casa a cerca de três anos, o trabalho artesanal.
Por Elen Cristina
Em uma cidade do interior de São Paulo, onde artesanato é comum, Benedita inova fazendo de tudo o que lhe pedem, em papel de EVA sua especialidade.
A artesã vê o trabalho como uma terapia, se sente realizada com o que faz, com o resultado que tem. “Gosto muito mesmo do que faço, é um prazer para mim poder criar minhas próprias peças” Relata Benedita
“Admiro o trabalho da minha Mãe é lindo, tudo feito com muita dedicação e carinho’’ Comenta, Juliana Guimarães, filha da artista.
Segundo dona Benedita o artesanato tem muito para crescer e ser reconhecido pelas pessoas como forma de trabalho, pois muitas das vezes não é valorizado.
Em se tratando de clientela, Guimarães não tem do que reclamar é só elogios, “O trabalho desenvolvido pela Dona Benedita é de excelente qualidade, uma verdadeira obra de arte” Diz, Inês do Amaral, Cliente de Benedita. Para Dona Benedita é o que importa ver seu trabalho ser reconhecido com tanto carinho pelas pessoas, a mesma almeja colocar muitos planos em prática, “pretendo me aperfeiçoar cada vez mais no que faço, pois todos os dias temos novidades na área do artesanato.
Cada vez mais frequente no mercado, o artesanato no Brasil é uma característica muito forte, um conjunto de artes, que esbanja criatividade por parte dos brasileiros. O lado criativo do artesão se mistura com a cultura do país, é a diversidade cultural retratada pela arte e pelo artesanato em si, sendo esse um segmento de mercado que cada vez mais cresce no mercado brasileiro. Segundo o instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em todo o país, cerca de 8,5 milhões de brasileiros fazem do artesanato o seu pequeno negócio, juntos esses microempreendedores movimentam em torno de 50 Bilhões de Reais por ano.
O artesanato é uma obra de arte, cada vez mais freqüente no comercio, inserida na cultura brasileira, caiu no gosto da população. Exige dedicação, paciência e muito empenho, por parte do artesão, mas com carinho e dedicação o sucesso é garantido.
