Todos os anos, durante o mês de Setembro, acontece um dos maiores eventos acadêmicos de Comunicação realizados pela INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação aconteceu este ano em Manaus, nordeste do país, sediado pela Universidade Federal do Amazonas, entre os dias 4 e 7 deste mês e contou com um trabalho de alunos da Universidade de Taubaté inscrito.
Vitor Morais e Isadora Fialho tiveram seu projeto experimental selecionado pelo corpo docente do Departamento de Comunicação Social e foram inscritos no âmbito regional do Expocom - Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação -, evento inserido no pacote do INTERCOM que contempla os estudantes que desenvolveram um produto como trabalho de conclusão de curso; a dupla concorreu com projetos desenvolvidos em todas as universidades federais, estaduais e particulares, da região sudeste, isto é, dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Espírito Santo e Minas Gerais.
O livro “O Fabuloso Destino da Redação nas Novas Mídias” foi um dos cinco trabalhos classificados para competição nacional, representando o estado de São Paulo. Vitor conta que foi gratificante só por terem sido escolhidos pelos professores da UNITAU e, quando conquistaram o regional, ficaram bastante emocionados, “Todas as universidades renomadas, projetos ótimos, muita disputa. E vencemos a regional. Fomos melhores que alunos da ESPM, das Federais e tudo mais. Emocionante”.
Infelizmente, o livro não venceu a competição nacional, mas quem disse que a dupla não obteve conquistas com a viagem? “O conhecimento que o congresso traz é gigante, a gente vê diferentes culturas, diferentes realidades de universidades, projetos diferentes, pesquisadores, é uma loucura!”, ressalta o estudante que afirma com convicção que todo aluno universitário deve participar de um INTERCOM durante o período acadêmico.
Além de uma nova cidade, um novo estado, uma nova região, diferentes culturas, costumes e uma
gastronomia peculiar, um jovem que se envolve com o congresso adquire novas perspectivas, um ânimo a mais para continuar a vida acadêmica e profissional, como destaca Vitor, “Com certeza a experiência amplia a visão do mundo acadêmico, a gente passa a perceber tudo que poderia ter feito. E corre atrás!”.
Atualmente, Vitor Morais faz pós-graduação em Língua Portuguesa: gramática e uso, com o intuito de ampliar seu horizonte de atuação no campo da Comunicação Social e é com esse espírito que um estudante deve voltar do INTERCOM, com ambição de aperfeiçoamento, pois a sensação de ser escolhido e participar de um evento de grande porte como este (como explica o Profº Robson Bastos em entrevista) é, nas palavras do próprio Vitor “surpreendente, simples assim”.
