Terceira idade se exercita em Praça de Taubaté

Por Guilherme Rodrigues

Exercício físico é essencial para a saúde e a turma da terceira idade não abre mão. Academias ao ar livre foram instaladas pelas praças de Taubaté e a da Santa Terezinha é sempre frequente a presença de quem já está na melhor idade.

Neuza Moreira da Silva, aposentada de 63 anos, frequenta desde a inauguração e fala da importância dos exercícios. “Venho toda noite. Tem dias que fico 20 minutos, tem dias que fico uma hora. Eu não posso ficar fazendo muito por que tenho diabetes, mas o exercício é essencial”. Neuza sempre faz exames de rotina para acompanhar sua doença e as atividades são indicadas pelo médico. “Ele diz pra eu continuar, que faz bem para a saúde, mas sempre estar passando por ele só pra conferir se está tudo de acordo no organismo”.

Lincoln Ferreira da Silva também aposentado e atualmente professor de escola estadual, também frequenta a academia diariamente e frisa a importância de se exercitar. “Exercício eu faço desde novo, que eu jogava futebol no Juventus aos 14 anos, ai parei com 44, e depois tive que voltar a fazer, pois tive cãibra nas pernas, devido a ter sido jogador por tanto tempo”. Lincoln costuma sempre fazer um checape anual com baterias de exames e indica o exercício físico a todas as idades. “É muito importante, dá mais disposição, a gente se senti melhor e faz as coisas com mais animo”. 

Após os 60 anos, o exercício físico traz maior flexibilidade do corpo, aumento da força muscular, diminuição da ansiedade e prevenção de diversas doenças. Os aparelhos estão disponíveis na praça para o livre uso da população.