Polícia Militar, o lado social da farda

por Vanessa Xavier

“Sempre o meu melhor”, esse é lema do Projeto Parceiros do Amanhã, uma iniciativa da Polícia Militar de Pindamonhangaba, que em parceria com a Prefeitura e empresas, leva cultura, esporte, disciplina às crianças de escolas municipais e estaduais do distrito de Moreira César desde 2011. O grupo formado por 40 crianças tem aulas de jiu jitsu, informática, educação no trânsito, futebol, passeios culturais educacionais e palestras. A Base Comunitária da PM dispõe de toda uma estrutura para acomodar as crianças, que tem aulas de terça a quinta feira no período da manhã.

Todas as crianças são selecionadas pelas próprias escolas, essas que apresentam algum tipo de comportamento diferenciado ou proximidade com o mundo do crime. O objetivo do projeto é ensinar a disciplina, trabalho em equipe e socialização, como explica o 2° Sargento PM Luciano, coordenador do projeto ” O objetivo do projeto é afastar as crianças da ilicitude, em vez deles ficarem nas ruas vendo e aprendendo coisas erradas, como o uso de entorpecentes, a idéia é tirar eles dessa situação e ensinavalores éticos e morais por meio de palestras e esporte”. 

Para permanecer nas aulas a criança tem que ter boas notas na escola, e bom comportamento em casa, é feita reuniões periodicamente com os pais para avaliação do desempenho dos menores. Nesse ano,o trabalho ficou como finalista do Prêmio Polícia Cidadã do Instituto “Sou da Paz” 2013, que difunde, reconhece e premia as iniciativas das policias que buscam nas ações sociais como meio de redução e prevenção contra a violência. Mais informações podem ser encontradas no site do Instituto Sou da Paz.

Com o apoio dos pais,de profissionais da prefeitura, como psicóloga e professor de informática, de voluntários, tanto da comunidade, quanto policiais militares, o Parceiros do Amanhã, está plantando a semente em crianças hoje para se colher no futuro um cidadão.