Com a vinda do Papa, Taubaté receberá mais de 2 mil jovens peregrinos

Por: Sarah Couto 


 Em julho deste ano, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) será no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho e contará com a presença de jovens do mundo inteiro e tem como objetivo geral “Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para o seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna fundamentada na cultura de vida, da justiça social e da paz”. 
 Com a renúncia de Bento XVI e a eleição de Francisco, a presença do Papa era incerta. Porém em reunião com a presidente Dilma Roussef, o novo papa confirmou sua presença no evento.
A cidade de Taubaté, além de ter uma boa posição geográfica estratégica em relação ao Rio de Janeiro, possui uma tradição em movimento de jovens católicos e receberá dois mil jovens peregrinos vindos do mundo inteiro para as atividades promovidas pela Diocese de Taubaté na Semana Missionária que antecede a JMJ. 
 O vereador João Vidal que sempre participou de grupos de jovens da cidade e foi coordenador do Núcleo de Jovens do Movimento Cursilho de Taubaté, acredita na Jornada por ser “um exemplo da mobilização dos jovens do mundo todo em atividades que promovam a mensagem de amor do Cristo na Terra”. 
“A economia sociedade, cultura, política e religião estão intimamente ligadas entre si e exercem grande influência uns sobre os outros, porque o ser humano vive em sociedade e por ter um modo de vida comum, fundamentam ética e religiosamente seu agir.” 
 Com a vinda do Papa Francisco para o Brasil, os jovens estão mais animados e há a possibilidade de aumentar o número de jovens peregrinos vindo para a região do Vale. Após o papa ter dito que possivelmente irá vir para Aparecida, esse grau de animação se elevou, apesar de não ter sido confirmado pela Santa Sé. 
A estudante Anna Clara Carvalho, 16 anos, freqüentadora da Paróquia Santíssima Trindade localizada na Vila Nossa Senhora das Graças, espera que a vinda do papa ao Brasil aqueça ainda mais a Jornada, pois segundo ela, os jovens de sua igreja já estavam contentes com o evento e agora com o Papa Francisco o nível de ansiedade elevou. 
 “Espero que com a vinda do Papa aumente ainda mais a quantidade de jovens peregrinos na semana missionária, porque novas atrações culturais podem surgir, fazendo com que a gente possa trocar experiências relevantes.” 
 Portanto, com a vinda do Papa ao Brasil, Taubaté receberá jovens peregrinos do mundo e que de acordo com o Francisco vão viver “radicalmente o evangelho com alegria e simplicidade”.


Assista abaixo vídeo feito para a Campanha da Fraternidade 2013, que tem como lema: "Eis-me aqui, envia-me!" (Is 6,8).