Por Flávia Ramos
A internet faz parte do dia-a-dia da grande maioria da população mundial, e dentro desse ambiente uma nova forma de comunicação ganhou bastante destaque nos últimos anos, são as redes sociais.
Ao contrário do que muitos pensam falar de Redes Sociais não significa necessariamente falar de internet. O conceito das redes sociais é algo bem mais antigo que a internet. Isto porque redes sociais representam: gente, interação e troca social.
As Redes sociais surgiram exatamente da necessidade do ser humano em compartilhar com o outro, criar laços sociais norteados por afinidades entre eles. Assim como o Clube de futebol, a igreja, a sala de aula, a empresa, entre outros. Quando essa interação vai para o ambiente online, temos as chamadas redes sociais digitais.
A maioria das pessoas que se envolve com o Facebook e o Twitter veem vários benefícios, é o que afirma Juliana Oliveira usuária das redes sociais "consigo mantem contato com meus amigos que estão longe, encontro pessoas". Quando alguém cria uma rede social, esta tende a funcionar muito com as redes de relacionamentos no mundo real. É por meio da redes sociais que nuita gente tem contato com notícias, discute problemas do trabalho e da vida particular, compartilha suas ideias e tem acesso a experiência e conhecimentos aos quais não teria acesso de outra forma.
Um dos benefícios citados por Juliana, é muito importante: os contatos! Nessa a velha frase "não é o que você sabe, mas quem você conhece" é verdadeira - quanto mais pessoas conhecer melhor. "Através do facebook, tive contato com um amigo do ginásio, que estava começando um negócio e precisava de um sócio, topei a ideia", diz Iuri Marcondes. E neste caso: conhecimento é poder.
Abrir uma conta no Facebook é realmente fácil, e não deve demorar mais do que alguns minutos para fazer a configuração inicial. Uma conta no twitter também tem suas vantagens "sigo contas de grandes empresas de recrutamento, sempre tem boas vagas de emprego, que antes eu não ficava nem sabendo", salienta Cláudia Érica.
Embora muitos ainda usem as redes sociais para postar inutilidades, quem as aproveita para ter benefícios não se arrepende. "As redes sociais ajudam que sabe usá-las, quem procura por boas contas, mas quem abre uma conta numa rede social também deve ficar atento ao que posta. É preciso lembrar que todos tem acesso ao conteúdo que se disponibiliza na internet e ninguém quer perder uma boa oportunidade por causa de um post feito sem pensar, né? ", afirma João Silva especialista em mídias sociais.
Para o bem ou para o mal, as redes sociais se tornaram uma febre. E você possui conta em alguma rede social?
Veja também:
- AMEAÇAS CIBERESPACIAIS VINDO DE TODOS OS LADOS: NÃO SEJA MAIS UM INFECTADO
- A REVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA 3G E 4G
- A REVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA 3G E 4G
