O melhoramento na qualidade de vida das pessoas devido o maior contato com os animais de estimação


Juliana Valim

Ao contrário do que muitos acreditam, os animais trazem sim benefícios a saúdes de nós, seres humanos.

Muitas pesquisas já foram realizadas, e atualmente a medicina faz uso de cavalos, cachorros dentre outros animais para ajudar no tratamento de diversas doenças, como por exemplo, o câncer.

Quem nunca viu um deficiente visual passeando nas ruas acompanhado por um labrador (raça de uma cachorro)? Como se não bastasse a companhia, esses admiráveis animais são capazes de nos fornecerem mais benefícios do que podemos imaginar.

Pesquisadores de uma universidade britânica constataram, a partir de um estudo com a silva de crianças, que aquelas que mantiveram contato com animais correm menos risco de contrair infecções, assim, essas têm organismos mais preparados para se defender de alguns problemas de saúde. Além desse, outros estudos na área médica provam que a simples presença de um animal em casa diminui não só o nível de ansiedade, mas também a pressão sanguínea, o batimento cardíaco e até mesmo o colesterol. Uma pesquisa mostra que as pessoas que tem animais em casa tem menor frequência nos consultórios médicos ao longo do ano. Os animais, muitas vezes, podem auxiliar na cura de muitas doenças, isso pelo simples fato deles sentirem que há algo e de errado e tentar ajudar, atitude essa que muitos humanos não tomam conhecimento.


Não só se tratando de doenças, mas eles sã responsáveis por despertar diversos sentimentos bons em nós, “Geralmente eles me acalmam. É bom tem alguém para te escutar e te confortar mesmo sem nenhuma palavra”, afirma Marina Pará, 15. Se engana quem acredita que os aposentados e idosos dispensam essa companhia para ter sossego, muito pelo ao contrário, esses fazem questão de ter esses bichinhos por perto. Assim como a aposentada Mariana Carneiro, 60,diz que além de sua cadelinha (mistura de bassethound com vira-lata) de estimação ser sua melhor amiga ela traz inúmeros benefícios, “Com ela me sinto feliz, relaxada, confiante. Sei, com certeza, que ela gosta de mim!”

É possível perceber que, independente da idade, da doença e da classe social, os animais, de estimação ou não, só tem a acrescentar em nossas vidas, a compaixão dessas criaturas é um remédio inestimável. Ao contrário de muitos seres humanos, eles não estão interessados no seu dinheiro, mas sim na atenção, amor e carinho que receberá. Por essas e outras fica um apelo, cuide bem dos animais de estimação, não os mal trate, são seres irracionais, porém, adoráveis!

“Um cachorro não precisa de carrões,de casas grandes ou de roupas de marca,um graveto é ótimo para ele.Um cachorro não se importa se você é rico ou pobre,inteligente ou idiota,esperto ou burro,dê seu coração para ele e ele lhe dará o dele.De quantas pessoas você pode falar isso? Quantas pessoas fazem você se sentir raro ou puro e especial?Quantas pessoas fazem você se sentir extraordinário?” (Filme Marley e Eu).


<< Satisfação no trabalho, satisfação na vida      < Qualidade de Vida >      Stress e Qualidade de Vida >>