Hábito de comer bem

Por Gabriela Leite

Ter uma alimentação saudável é a chave para uma boa saúde, evita hipertensão, diabetes, ajuda a perder e manter o peso, melhora a aparência da pele, dos dentes, do cabelo e traz outros inúmeros benefícios. Uma boa qualidade de vida deve começar pela boca, é clara a importância de uma dieta equilibrada e variada para manutenção de uma boa saúde.

Apesar de a população dizer que não é possível manter uma alimentação saudável e equilibrada, tal é possível, a cada dia que passa as pessoas estão aumentando a preocupação com o que comem e com a saúde da mente e do corpo. Muitas vezes o trabalho e a rotina são muito sedentários, mas com criatividade e boa vontade podemos mesmo assim ter uma vida saudável e cheia de energia, evitando engordar, exercitando o corpo e tendo uma alimentação saudável.
Em Taubaté é possível encontrar alguns restaurantes de comida rápida e saudável como o Saúde News, o Santo Alimento Express e a Casa do Vegetariano, esses são alguns lugares que possuem comida com baixo teor de gordura e é uma opção para quem quer comida de qualidade, mas não tem tempo de fazê-la.

Os alimentos lights são aqueles que sofreram uma redução de pelo menos 25% da quantidade de um determinado nutriente, podendo ser proteína, açúcares, gordura ou calorias em relação ao alimento tradicional. Os alimentos considerados “light”, que em português quer dizer “leve”, são os mais indicados para se inserir numa dieta de emagrecimento com redução calórica.
Mas é preciso tomar certo cuidado com os rótulos dos produtos quando possuem a palavra “light”, pois podem causar confusão às pessoas mal-informadas, porque alguns adoçantes denominados lights podem colocar em risco a saúde de pessoas diabéticas, pois podem conter açúcares em sua composição embora em quantidades reduzidas, o que para essas pessoas pode se tornar um risco a saúde.

É fundamental também prestar atenção na informação nutricional do rótulo do alimento e identificar qual nutriente foi manipulado pelo fabricante com o objetivo de tornar o alimento light, pois a utilização desse termo, por si só, não é suficiente para que o consumidor identifique o produto como tal.

Os produtos lights estão enchendo as prateleiras dos supermercados e ganhando novos consumidores, os preços deles ainda são mais altos do que dos alimentos convencionais, mas com uma boa pesquisa é possível encontrar o melhor custo benefício entre saúde e economia.
A nutricionista Mariana Cicero conta que os alimentos lights são uma boa opção para quem quer manter ou perder peso e ter uma melhor qualidade na alimentação “Ingerir alimentos lights é bom para quem quer melhorar a alimentação do dia a dia e ganhar melhor qualidade no que se come” fala Mariana.

A alimentação saudável é a alimentação ou nutrição de comer bem e de forma equilibrada, o que requer disciplina e dedicação. Os alimentos lights ajudam a manter a boa forma, mas não existe milagre, é necessário fazer um acompanhamento nutricional e comer diariamente alimentos saudáveis, como frutas, verduras, legumes e grãos. Criar um hábito alimentar adequado é a melhor forma de conquistar uma vida saudável.
Mas quando você quiser fugir um pouco da dieta uma boa opção é a comida italiana.

Confira uma entrevista com a nutricionista Cristiane Goldner que fala sobre dietas e hábitos alimentares.