Igrejas, um caminho para os músicos

                                   
Por Juliano Marcílio 

Gospel é junção do inglês God spell, que significa palavra de Deus, ou simplesmente evangelho, mas é também um estilo de composição musical para expressar fé, adoração, amor a Cristo, testemunhos de vida e até passagens bíblicas. A música gospel brasileira passa por mudanças cada vez maiores, novos ritmos aparecem diferentes das tradicionais canções que marcaram gerações dos religiosos.


Toda cultura possui um estilo  musical na vida cristã o gênero é o gospel,  seja ela em ritmo de rock, hardcore, new metal, heavy metal, metal melódico, MPB, soul, funk, jazz, eletrônico, dance, sertanejo, forró, rap, etc., todas pregam as palavras das igrejas.

A canção gospel é escrita e executada por diversos motivos, mas a maioria dos artistas diz cantar o gênero gospel por ser uma vocação divina. Alguns por ser única opção de inclusão no meio artístico, por motivo comercial, e outros para o entretenimento, mas o  objetivo, porém, é um só, é homogêneo: render adoração, louvor e graças a Deus, o criador do Universo.


No Brasil existem grandes cantores do estilo gospel, cada um com uma voz de encantar e mexer com qualquer intimo. Isso prova que o trabalho de evangelizar está firme, eles tocam e encantam a varias pessoas. Além de pastores e padres, muitos grupos jovens vêm sendo criados a cada ano, isso mostra a fortificação da fé em cristo. Muitos que escutam música gospel não gostam, quando um amigo coloca o som, outro logo tira sarros, é natural já que a música gospel muitas vezes é considerada uma música cafona, o que não tem muito sentido, já que a música é para Cristo.

 

No meio musical religioso encontramos cantores que são pastores, pastoras, bispos, bispas, padres ou  apenas grupos de jovens, cada um com a sua fé e sua crença, mas cantam para todos os gostos. Num mundo onde qualquer música é música, os gospels mereciam mais respeito e não serem ouvidas apenas nas igrejas, mas sim em todas as rádios, no carro ou em restaurantes. A música gospel tem o poder de acalmar o individuo, para relaxar ou expressar bons pensamentos, a melhor escolha sem dúvida é o estilo gospel.