por Amanda Simpson
Situada no centro de Taubaté, a praça Santa Terezinha é considerada um dos principais pontos turísticos da cidade, também sendo muito utilizada para prática de exercícios físicos. Bem movimentada e arborizada, a praça possui um playground para o lazer das crianças, equipamentos de ginástica instalados ao ar livre e um percurso de cerca de 700 metros complementando a estrutura esportiva do local. Estudos comprovam que a mais simples de todas as atividades físicas é a caminhada, e esta é uma forma surpreendentemente barata e eficaz de emagrecer e tonificar o corpo.
Diariamente, a praça recebe vários cidadãos de diversas faixas etárias que buscam através dessa prática mais saúde, estética e qualidade de vida. Maria do Carmo, 65, mora em um dos prédios situados ao redor da praça e tem o hábito de caminhar logo pela manhã de segunda a sexta na Santa Terezinha. Sua rotina começa cedo, às 07h30 quando ela acorda e toma um café bem reforçado antes de colocar sua roupa de ginástica e ir exercitar o corpo. “Caminho das 9h às 10h todos os dias. Sei que o ideal seria eu praticar exercícios físicos um pouco mais cedo, mas para mim é muito difícil acordar antes. Tenho um lado preguiçoso”, brinca.
A ex-professora de educação física, Sandra Martins, 62, também não fica de fora. Apesar de não atuar
mais no ambiente escolar, ela não deixa de caminhar e fazer seu alongamento diário. “Exercitar-se vai além da busca pela boa forma e por um corpo elegante. Na nossa idade a estética acaba sendo o que menos importa. Temos que praticar exercícios físicos pensando na nossa saúde e nos benefícios que eles podem nos trazer”, comenta.
A decisão de caminhar deve ser acompanhada de uma série de cuidados com o objetivo de preservar a saúde e aproveitar ao máximo os resultados que podem ser obtidos. Antes e após a caminhada, por exemplo, é fundamental um bom alongamento para que lesões nas articulações e câimbras sejam evitadas. Se alimentar de forma leve e nutritiva e manter o corpo hidratado também é de grande importância. Há quem diga que o melhor horário para praticar esse tipo de exercício físico é o período da manhã, pois além do ar estar mais puro, o corpo responde melhor justamente por ainda não ter passado pelo desgaste do dia a dia. No entanto, há quem diga também que caminhar no final da tarde oferece maiores benefícios, pois não há Sol forte e o coração já está no “ritmo”. É o que pensa, por exemplo, Roger Almeida, 73, que caminha das 19h às 20h três vezes por semana. “Nunca fui muito fã do Sol, e além do mais caminhar durante a noite é muito mais fresco e agradável. Venho para cá, caminho durante uma hora, e depois volto para casa cansado e querendo um banho. Não há sensação melhor”, conta.
Dessa forma, só nos resta concluir que o horário ideal para caminhar é aquele que te dá mais prazer e disposição. Essa é uma prática que deveria se tornar habitual para todas as pessoas, afinal, não se trata apenas de estética. Caminhar diariamente ajuda a prevenir problemas e ataques do coração, controla a pressão arterial, reduz os níveis de colesterol, tonifica os músculos, fortalece os ossos, controla o peso e além de aumentar a energia, aumenta também o bem estar físico e mental.
Para ficar por dentro de todas as informações, notícias e dicas sobre saúde na terceira idade, acesse o site Portal da Saúde do Governo clicando AQUI!
