Por Luiz Fernando Ribeiro
A UNATI (Universidade Aberta para a Terceira
Idade), de Guaratinguetá, é um projeto criado pela UNESP (Universidade de São
Paulo), no dia 15 de Agosto de 1996, com o objetivo de integrar pessoas da terceira
idade ao círculo estudantil, dando à eles uma melhor qualidade de vida.A Universidade Aberta a Terceira Idade é presente em todos os campus da Unesp, e os cursos que ela oferece são aulas de idiomas, Oficinas como a do Cardápio e da palavra, Desenho Artístico, História e Atualidades, Receptivo de Turismo, Astronomia, Informática, Plautas e Saúde e Jogos Teatrais.
“Os cursos são promovidos, visando uma volta do pessoal da terceira idade à sociedade, porque geralmente eles ficam mais dentro de casa, sem muito o que fazer, então a Unati permite essa integração com outros alunos da mesma idade”, explica Bruno Mesquita, Secretário da Unati de Guaratinguetá.
Nesse primeiro semestre de 2012 foram escritos 250 alunos, dividido em várias cidades da região, como Guaratinguetá, Cunha, Cruzeiro, Lorena, Taubaté, Pindamonhangaba, Aparecida e Cachoeira Paulista, cidade na qual possui até uma van para levar os alunos até a Universidade.
Para Gilka Bueno, Professora de Oficina da palavra e Língua Italiana, lecionar para alunos da terceira idade é muito bom. “É Maravilhoso, pois enriquece muito. Mais do que trabalhar é o enriquecimento, o retorno é muito bom”, desabafa a professora, na qual trabalha há 12 anos na área.
Os alunos também participam de excursões para exercerem suas aulas na prática, como por exemplo na aula de fotografia, a turma viajou para Campos do Jordão para tirar suas fotos, como também para peças de teatros, restaurantes e outros cursos, em que eles possam desenvolver o que aprendeu na prática. “Eu estou gostando bastante, principalmente pelo fato de morar a muito tempo na cidade e nunca ter percebido alguns detalhes da Catedral no caminho de casa, eu gostei muito da maneira que o professor explicou a arquitetura do lugar”, comenta Rosângela Reis, aluna de Receptivo de Turismo.
O curso é gratuito, o único custo que os alunos tem, é a taxa de inscrição no valor de 40 reais, pago no início do ano, e o único pré-requisito para se inscrever é ter no mínimo 45 anos.