Os sucessos de ontem nos ouvidos de hoje

A juventude de hoje mostra que algumas músicas e artistas não envelhecem com o passar dos anos


 Por Érica Bettoni




Cada época tem seu estilo de música predominante, que embala as pessoas e acaba definindo seu tempo. Será mesmo verdade? Quando olhamos à nossa volta, vemos claramente que não é mais assim. Adolescentes desfilando pelas ruas com camisetas de bandas dos anos 80, jovens ouvindo músicas dos anos 70 em seus carros.
 
Apesar da enorme oferta de músicas e estilos atuais, há quem prefira os artistas do passado, e engana-se quem pensa que é a minoria! Faça uma breve pesquisa em suas redes sociais, em sua escola e mesmo no trabalho. Cada vez mais pessoas jovens estão cultuando músicas antigas. “Além de terem uma boa melodia, na maioria das vezes elas [músicas antigas] te passam algo, têm conteúdo”, é assim que Leonardo Barbosa defende seu ponto de vista. O gunner [como são conhecidos os fãs de Guns N’ Roses] de 16 anos definiu seu gosto musical logo cedo: hard rock sem pensar duas vezes.



Débora Nobre tem 22 anos e também faz parte dos jovens amantes de músicas antigas “Eu gosto das músicas antigas porque elas me cativam. O som, as melodias, as letras. Gosto do pop dançante, da vibrante era disco, das baladas melódicas, mas também do rock clássico, melódico e pesado. Eu comecei ouvindo Cyndi Lauper e Abba e a gama foi aumentando”. Para ela, música boa é música gostosa de ouvir, dançar e que passe uma mensagem, independente da época. Quando questionada sobre que artistas acredita que se tornarão novos “imortais” da música, cita Lady Gaga e Amy Winehouse, mas acrescenta “Mesmo assim, acho que eles nunca se igualarão aos músicos do passado porque aqueles foram revolucionários, criaram estilos, criaram novas formas de fazer música.”
 
Hoje temos uma cultura muito mais aberta a novidades, é mais fácil fazer música e divulgá-la. Estilos musicais brotam aos montes pelo mundo. Mas essa pluralidade cultural só foi possível graças aos artistas do passado, que inovaram e deixaram o mundo mais receptivo a novas maneiras de criar. Por isso, eles não serão esquecidos.

Confira ainda!
Há quem se arrisque a listar os maiores artistas de todos os tempos!
A revista americana Rolling Stone desenvolveu uma lista com os 100 maiores artistas de todos os tempos. Ficou curioso? Aqui vão os dez primeiros "consagrados":
1º   The Beatles
2º   Bob Dylan
3º   Elvis Presley
4º   The Rolling Stones
5º   Chuck Berry
6º   Jimi Hendrix
7º   James Brown
8º   Little Richard
9º   Aretha Franklin
10º Ray Charles

E você, concorda? Discorda? Comente! E confira a lista completa no link: