A moda, assim como a cultura em geral, é elástica, se desenvolve e transforma com as gerações. A música também tem dessas, e até, portanto, que existe uma forte conexão entre estas duas artes. Hoje em dia, por exemplo, não se fala em desfile de moda sem mencionar a trilha sonora que pontua o perfume pensado pelo estilista na coleção ou em uma cantora sem o lado fashion.
A música dita à moda, vice-versa, e isso acontece desde sempre. Que diga Elvis Presley que incorporou o figurino ao show e fez do jumpsuit1 uma atração a parte. Ou Lady Gaga que com seu estilo irreverente quebrou paradigmas e abriu um leque de possibilidades para os fashionistas.
Essa influência da música sobre a moda não se limita as passarelas, ao contrário, cada vez mais os fãs se tornam adeptos ao estilo de se vestir do seu ídolo. Confira o os sets de estilos:
Gótico: Amy Lee, Taylor Moonsen e Marilyn Manson |
| Rock: Pitty, Hayley Wililiams e Stones |
Clássica: Adele, Laura Pausini e Andrea Bocelli
|
O ser humano tem essa necessidade de se identificar e se enquadrar na sociedade apontou a psicóloga Mônica dos Santos: "desde que nasce a criança precisa de referências, quando criança encontra com os pais, quando adolescente espelha-se em ídolos seja do cinema, esporte e, principalmente, música".
O comportamento e ideias dessas pessoas, assim como outras características, estão intimamente ligadas ao estilo de roupa adotado. “Não é só modinha e sim um estilo de pensar e entender o mundo”, destacou a estudante Maria Luiza Marcondes adepta ao estilo rocker.
Um gótico, por exemplo, que veste meia calça arrastão, lápis preto nos olhos, e crucifixos tende espelhar-se também nas atitudes tomadas por seu ídolo. Como a vocalista da The Pretty Reckless, Taylor Moonsen, que encoraja, através de suas atitudes, um comportamento rebelde. Assim como para o mal, há cantores que indicam ações positivas como o vocalista do U2, Bono Vox, ou que apoia causas humanitárias, sugerindo seus fãs a fazerem o mesmo.
A consultora e jornalista de moda, Danielle Ferraz, enfatizou a importância da moda para expressão da sociedade em geral: “moda não é roupa, roupa é vestuário. Moda é muito mais, moda é comunicação”.
1 - “Jumpsuits” são os figurinos utilizados por Elvis em suas apresentações no período de 1969 e 1977