Por Rebeca Caballero
Cada vez mais os jovens de Taubaté entre 14 e 19 anos têm se interessado em ouvir e aprender a tocar a música clássica. Considerado por muito tempo careta ou chato, esse estilo musical tem se tornado mais atraente para muitos nessa idade. No município de Taubaté existem instituições, públicas ou privadas, que trabalham com o estímulo à cultura e incentivam esse tipo de envolvimento com a música.
A diretora da Escola Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo, Sheila Moraes, ressalta que a procura por vagas nos cursos de música têm aumentado a cada ano. A escola oferece uma variedade de cursos de instrumentos, desde os de corda, até os de sopro e também canto e piano.
Segundo Sheila, o campo de trabalho nessa área também tem aumentado, e por isso, todos os anos a escola tem que deixar alguns interessados na lista de espera. Ela destaca também a importância dos cursos. “O estudo da música clássica é importante porque desenvolve tudo na vida do aluno, a cultura, o conhecimento, a coordenação motora. O objetivo da escola é polir um dom que a pessoa já tem”.
Em Taubaté também existe o projeto Guri, que oferece cursos gratuitos de música a crianças e adolescentes do município. O projeto tem sua sede na cidade de São Paulo e abrange todo o estado, atendendo mais de 51 mil alunos. Um deles, a estudante Fanciely Aparecida Charleaux Corrêa, de 15 anos, diz que além da música, aprendeu muitos valores com o projeto. Ela fez dois anos do curso de viola clássica e disse que a partir daí começou a ouvir mais o estilo musical para aprender a diferenciar determinadas notas. “Além de aprender a música e a sua história, você conhece novas pessoas, tem experiências diferentes, isso fez muito bem pra mim” comenta a estudante.
O professor de viola clássica e violino Jefferson Denis Hekman Pinheiro, da Escola Fêgo Camargo explica o poder de transformação dessa arte. “Com muita dedicação dos alunos, a música já mudou pra melhor a vida de muitos aqui, que saíram de família humilde e acabaram tocando em grandes orquestras fora do Brasil” ressalta o professor.
Assista o vídeo abaixo e conheça um pouco mais da música clássica. Esse é um trecho da trilha sonora da peça Romeu e Julieta, o ato final. Vale a pena assistir!