Tecnologia gratuita para a população Taubateana

Por Thais D'Angelis


             
Com o avanço tecnológico no mundo, a busca pelo acesso à Internet é cada vez maior. A demanda pela comunicação virtual em Taubaté é ampla e o custo é alto. O governo de São Paulo, em parceria com a Prefeitura, implantou o Programa Acessa SP. Em Taubaté, existem três pontos de acesso: um na avenida dos Bandeirantes, no Poupatempo, um na avenida Monteiro Lobato, na Chácara do Visconde, e outro no Terminal Rodoviário, no Jardim Ana Emília.
Desde 2005 o programa disponibiliza à população computadores adaptados e monitorados em horário comercial. O coordenador do Acessa SP, tenente Orlando Lima, está no cargo desde o início do projeto e explica. “A finalidade é trazer a inclusão digital e atender as pessoas mais carentes.”
O empreendimento atende 645 municípios de São Paulo. Taubaté quase teve o projeto cancelado por falta de interesse político, mas com incentivo e estímulo de Orlando, o projeto foi concretizado.
A inclusão digital é importante para a sociedade, independente de idade e classe. De acordo com a monitora do Acessa SP, Dulce Maria, a procura maior é de idosos interessados em conhecer e aprender a usar esse meio de comunicação. “Em média, temos uma procura de 120 usuários por dia”, expõe Dulce, que monitora e auxilia os visitantes.
  O Cat (Centro de Apoio ao Taubateano) também trabalha com a inclusão social e disponibiliza a Internet para a população. A coordenadora do Cat, Valeria Schmidt, informa que o serviço também é oferecido para portadores de necessidades especiais.
  Dados documentais mostram que o uso dos computadores cresceu: em abril de 2010, mais de dois mil acessos foram registrados no Cat.
  Na biblioteca central de Taubaté, na praça Dr. Barbosa de Oliveira, também há o uso gratuito da Internet para fins culturais, educacionais e de utilidade pública. “Os computadores são para pesquisas escolares e elaboração de currículos. Todos podem usar”, explica a responsável pela central, Pérsia Semintilli. Além disso, o local oferece um grande acervo de livros, jornais e revistas, como incentivo à leitura.
  O programa Acessa SP dispõe, através do site www.acessasp.sp.gov.br, mini cursos, notícias e uma rede de empreendimentos. Esses projetos desenvolvem a educação virtual e o conhecimento tecnológico.