Kate Middleton, Princesa de Gales, anuncia câncer


Por Ana Patrícia Marinho

Catherine Middleton anunciou diagnóstico de câncer na última sexta-feira (22) após especulações circularem na Internet frente à ausência da Princesa de Gales em compromissos reais desde o Natal de 2023. Por meio de um vídeo nas redes sociais oficiais do Príncipe e da Princesa de Gales, Kate anunciou que está nos estágios iniciais de um tratamento quimioterápico preventivo.

Em janeiro de 2024, a autoridade realizou uma cirurgia abdominal em Londres, e, desde a missa de Natal de 2023, realizada na Igreja Santa Maria Madalena, em Sandringham, na Inglaterra, ela não estava indo a eventos, devido à sua recuperação. O acontecido foi anunciado em nota no dia 17 de janeiro pelo Palácio de Kensington, moradia do Príncipe e da Princesa de Gales, William e Catherine, e dos seus três filhos: George, de 10 anos; Charlotte, de 8; e Louis, de 5.

“A Vossa Alteza Real, a Princesa de Gales, deu entrada no hospital ontem para realizar uma cirurgia abdominal planejada. A cirurgia foi bem sucedida e é esperado que ela permaneça no hospital por mais 10 a 14 dias, antes de retornar para casa para continuar sua recuperação. Baseado nas recentes indicações médicas, é improvável que ela retorne aos deveres públicos até depois da Páscoa”, relatou o pronunciamento oficial.

No dia 29 de janeiro, uma nova nota afirmou que Kate havia recebido alta e que já teria ido para o Palácio de Windsor. No entanto, Catherine não foi vista saindo do hospital que estava internada, contribuindo para os questionamentos referentes à realidade vivida pela Família Real.

Somente depois de quase dois meses, a Princesa apareceu publicamente em um vídeo veiculado nas redes sociais oficiais do Casal Real de Gales que acumulou mais de 57 milhões de visualizações em menos de 24h. Nele, Kate agradece o apoio do público e esclarece os motivos de sua ausência.

“Eu gostaria de usar essa oportunidade para agradecer pessoalmente pelas maravilhosas mensagens de apoio e pela sua compreensão enquanto estava me recuperando da cirurgia. [..] Em janeiro, eu passei por uma cirurgia abdominal em Londres e, na época, era pensado que a minha condição não era cancerosa. A cirurgia foi bem sucedida. No entanto, exames após a operação constataram que o câncer estava presente. Portanto, minha equipe médica aconselhou que eu fizesse um tratamento quimioterápico preventivo e eu estou agora nos primeiros passos iniciais desse tratamento”.

Catherine, ainda, relatou que levou tempo para ela se recuperar para conseguir iniciar o tratamento e, principalmente, para o casal explicar a situação para os filhos e para assegurá-los de que a mãe ficará bem. Kate finalizou com um pedido de tempo, espaço e privacidade enquanto o tratamento acontece e que, por ora, “precisa focar em ter uma recuperação completa”.

Para conferir o vídeo completo, clique aqui.

Comentários