IMAGENS FEITAS POR AI GERAM DISCUSSÃO SOBRE AUMENTO DA DESINFORMAÇÃO



Por Daniela Alves

A criação de imagens e áudios com Inteligência Artificial vem sendo muito discutida nas últimas semanas. No dia 25/03, uma foto do Papa Francisco usando um casaco estilo “puffer” viralizou na internet, mas era na verdade apenas uma fotomontagem gerada pelo MidJourney, programa de criação de imagens com IA. Até mesmo a Vogue Brasil publicou sobre o pontífice estar vestindo um casaco da moda e, após perceber que não era real, tirou a matéria do ar. O erro, no entanto, gerou muitas críticas.

“O novo papel do jornalista não é só mais dar notícia. É checar a veracidade, confirmar a notícia, se aquele vídeo, áudio, aquela imagem é real ou não. O jornalismo sem credibilidade não é jornalismo.” Expõe Robson Bastos, doutor em Comunicação e Semiótica e professor de jornalismo na Universidade de Taubaté.

Existem outros casos parecidos, como as fotomontagens de Donald Trump sendo preso que repercutiram nos Estados Unidos. Eliot Higgins, jornalista e fundador do site de jornalismo de investigação Bellingcat, criou as imagens e publicou em seu Twitter pessoal. Apesar das fotos terem diversas falhas e não serem assim tão realistas, também geraram polêmica.

“Os riscos que podem causar são de toda a forma, principalmente ligados a política. Pode ser utilizado para colocar uma desinformação sobre alguém e até em casos de polícia, onde a pessoa pode ser acusada de um crime. Alterar a realidade nunca é bom, não é bom pra sociedade, para o jornalismo e para os fatos.” Diz Robson Bastos sobre os riscos do deepfake.

O avanço dessa tecnologia e a rapidez com que uma imagem, vídeo ou áudio podem repercutir traz à toda o medo do crescimento das Fakes News e a facilidade com que as pessoas podem acreditar nelas e as repassar, principalmente em períodos eleitorais. O “ver para crer” não basta mais e, a cada dia, é preciso de uma checagem muito mais aprofundada dos fatos para saber o que é verdade ou não.

Após toda a polêmica, Higgins revelou ao Buzzfeed News que foi banido da plataforma de IA, mas que entende. Em seu Twitter, o jornalista comentou que a solução para esses casos é implementar educação sobre pensamento crítico e conscientização de como identificar imagens falsas.

Comentários

Postar um comentário