INTERESSE PELO EMPREENDEDORISMO CRESCE CONSTANTEMENTE ENTRE OS JOVENS NO VALE DO PARAÍBA.



Por: Aika Ortiz

Diante os altos números de desemprego, o setor empreendedor cresce entre os jovens de 18 a 24 anos. O Brasil está entre os 10 países com maior número de empreendedores, ocupando 7° lugar do ranking mundial.

O interesse pelo empreendedorismo entre os jovens no Vale do Paraíba tem crescido significativamente nos últimos anos. A região tem se destacado por contar com empreendedores cada vez mais engajados em criar negócios inovadores e transformadores. 
Esse aumento no interesse pelo empreendedorismo tem sido motivado por diversos fatores, tais como a vontade de fazer a diferença na sociedade, a busca por independência financeira e a paixão por inovação. Entretanto, os jovens os que mais têm dificuldades de conseguir uma fonte renda no Brasil pelo emprego formal, seja pela falta de experiência profissional ou pela qualificação acadêmica. Através destas problemáticas, o ato de empreender não se torna apenas opcional, mas sim uma necessidade.

Segundo o SEBRAE, 80% dos jovens já haviam pensado em abrir a própria empresa antes mesmo de completarem 18 anos. No Vale do Paraíba, o cenário não é diferente. A criatividade, proatividade e visão de futuro, fizeram jovens como a Social Midia Ana Júlia Florêncio de Guaratinguetá, a montar sua startup de gerenciamento de mídias sociais.

“Eu estagiava na época em uma TV aqui do Vale, com as redes sociais do camarim, comecei a gostar de mexer nos apps e decidi criar a empresa.” explica a estudante de Rádio e Tv de 19 anos que fundou a “Social Midia – Ana Julia” que tem como objetivo criar estratégias para engajamento e direcionamento do público para outras empresas em suas redes sociais.

Pedro Reis de Pindamonhangaba, hoje com 22 anos, começou a empreender com apenas 18, quando se afiliou com uma central de vendas e começou a explorar o mercado do “Marketing Digital”. Após algumas tentativas de empreendimentos, Pedro virou sócio de uma Startup intitulada “Grupo Lumos”, fundada por outros jovens empreendedores da cidade. A empresa tinha como objetivo atender as necessidades de marketing e tráfego de anúncios de comércios e indústrias da região. Após o término da Startup, o estudante de marketing decidiu criar sua própria empresa de tráfego, a “Rocket Company”.

“Sempre gostei de estudar marketing, quando entrei na faculdade sempre pensava no diploma como um plano B, porque meu principal objetivo é empreender” ressalta Pedro.

Com a crescente onda de empreendedores existem iniciativas e projetos que estimulam o empreendedorismo jovem na região, tais como programas de aceleração de startups e eventos voltados para a questão. Muitas escolas técnicas e faculdades incluíram a matéria “Empreendedorismo e Inovação” em sua grade curricular. A inclusão foi feita para expandir as mentes dos novos profissionais com uma nova mentalidade de não precisar trabalhar para uma empresa, mas sim, construir a sua.

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