OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA GRATUITA DE GINÁSTICA PARA A POPULAÇÃO


Por Giovanna Monteiro

Não é de hoje que os estudos sobre os benefícios da prática de atividade física vêm sendo discutido entre os profissionais da saúde. Esse assunto gera uma crescente preocupação por parte dos especialistas e governantes, pois segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), 47% da população total está abaixo da média de exercícios recomendados. Com base nessa pesquisa o Brasil entra para a lista das nações com maior ociosidade do mundo, o que acaba trazendo questionamentos de diversos fatores.

A falta de oportunidade financeira ou até mesmo o acesso livre às atividades, são questões essenciais de estudo para ajudar nesse problema social. A aplicação dos órgãos públicos em práticas de ginásticas gratuitas para os moradores é um investimento que a maioria acredita que deveria ser trabalhado, “Deveria sim, contratando profissionais de educação física para estar dando auxílio a esses locais públicos e para a classe menos favorecida”, fala de Valéria Ferreira, moradora da cidade de Taubaté-SP e praticante das atividades fornecidas pela prefeitura. Já Gabriella Gonçalves, 19 anos e aluna de Ballet pelo Centro Cultural Municipal, destaca, “ É necessário fazer atividades e programações nos lugares, disponível para todos. Investir mesmo nisso, seria muito importante e legal para as pessoas que não tem condições e querem fazer alguma coisa”.

Os investimentos em relação as práticas de exercícios, podem ser trabalhadas para a melhoria da saúde da população geral. Pesquisas e especialistas afirmam os diversos benefícios que o hábito de realizar atividades traz ao longo dos anos. Além da melhoria física, a saúde mental é altamente trabalhada nesse período, “A prática de atividade ajuda muito, porque a gente vê a melhora na saúde deles. Eles estão sempre em grupos, porque é exatamente isso que vai ajudar a motivar a atividade física. Todas as atividades ajudam a melhorar nosso emocional, então a gente vai vendo gradativamente essa ajuda. ”, disse Márcia Aparecida do Nascimento de Paula, diretora do clube “Amigos da terceira idade”, projeto da igreja Adventista que incentiva a prática de atividade física para a terceira idade. Para Cláudia Aparecida, que atualmente exerce a profissão de auxiliar de cozinha e pratica a mais ou menos 9 anos as atividades da prefeitura, diz “ Quando comecei a praticar a atividade física, foi uma amiga que insistiu para eu ir, mas na verdade não gostava de fazer exercício. Como eu estava muito estressada com algumas situações que estava acontecendo naquele momento resolvi ir, e foi muito bom”. Com essas oportunidades dadas aos moradores, é possível perceber que o convívio social também é de grande ajuda para a melhoria do corpo e da mente.

A prática de ginástica gratuita para a população traz benefícios a todos. Através disso, é importante que os órgãos responsáveis pelos direitos da saúde e bem-estar dos cidadãos, planejem recursos aos quais o público referente a 47% da sociedade brasileira possam encontrar novas oportunidades de trabalhar com a saúde. 

Comentários

Postar um comentário