COPA CALOURO: A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA

Por Júlia Almeida

A copa calouro é o primeiro evento esportivo realizado no ano pela universidade de Taubaté. Todos os anos, alunos(as) de diversos cursos se reúnem para torcer pelo seu departamento em jogos de futsal e futebol de campo, tanto na modalidade feminina quanto masculina.

Os jogadores são alunos(as) do primeiro semestre, os famosos calouros, que pela primeira vez estão experimentando como é uma competição universitária. Pela influência de alunos(as) veteranos, chegam preparados para defender seus cursos no que for necessário, tanto em campo como na tribuna.

As torcidas se apertam nas pequenas arquibancadas presentes no Campus Bom Conselho, ao mesmo tempo, que gritam cantigas insultando o time adversário. Os jogadores em campo, com as emoções à flor da pele, dão o seu máximo para se concentrar no jogo e não se deixar influenciar pelas palavras sendo proferidas contra eles(as), mas em alguns casos não é possível.

Assim conta Victor Consoli, aluno do 3°semestre de Jornalismo, que participou da competição quando estava no 1°semestre. Victor relata que uma confusão que se iniciou dentro do campo, acabou tomando proporções bem maiores. “Um cara entrou em campo e deu um soco na cara do goleiro então começou uma briga generalizada para defender ambos os times. Eu fiquei muito revoltado porque nós fomos punidos e ninguém procurou saber quem era esse integrante que surgiu do nada”. Victor ainda conta que nada foi feito sobre o assunto “Ainda não está totalmente resolvida porque a nova partida não foi reagendada e não tem previsão se nós vamos participar ou vamos ser eliminados.”

Porém, para muitos a competição oferece uma sensação nunca sentida antes. Como traz Ana Beatriz Gomes, aluna do 1° semestre de Engenharia da Computação. “Achei que seria interessante participar para eu poder me enturmar mais com as pessoas do meu curso e também de cursos diferentes. É muito legal poder estar participando da copa, me sinto animada e ansiosa para próximos eventos parecidos.”

A competição é uma das mais tradicionais da Universidade, estando na 25° edição e sempre em evolução, visando ocasionar melhora no relacionamento entre os alunos e parceria entre os departamentos.   

Copa Calouro de Júlia de Almeida Coutinho


Comentários

Postar um comentário