Campeonato Brasileiro sub-20 está de volta e em novo formato

Após a Copa São Paulo de Futebol Júnior, é o Campeonato Brasileiro Sub-20 que chama atenção dos torcedores e amantes do futebol de base.


Por Rafaela Bitencourt 

A competição iniciou na última quarta-feira (3), e conta com a participação de 20 clubes do país, sendo onze da região sudeste (Red Bull Bragantino, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo; Botafogo, Flamengo e Fluminense; América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro), três da região sul (Athletico Paranaense, Grêmio e Internacional), três da região norte (Atlético-GO, Cuiabá e Goiás) e três do nordeste (Bahia, Ceará e Fortaleza).

Na temporada passada, foi o Flamengo que levantou o caneco, em uma reedição da final disputada em 2019, contra o Palmeiras. Nas duas oportunidades foi o clube carioca que saiu vitorioso. Já em 2024, além do protagonismo esperado pelas duas equipes, que se destacam nas categorias de base em praticamente todas as competições, outros times também entram nessa disputa.

Com base na Copinha, o Corinthians, atual campeão, chega no torneio brigando pelo título. O clube, conta com reforços já promovidos ao profissional, que são o lateral direito Léo Maná e o talismã do clube paulista, autor do gol do 11º título corinthiano, Kayke. Ambos descem para integrar o elenco alvinegro no Sub-20.

Além das Crias do Terrão, as Crias da Toca também chegam forte no campeonato, maiores vencedores do torneio com quatro títulos, se destacaram na campanha da última Copa São Paulo, chegando até a final, perdendo apenas para o Corinthians. Nessa disputa, o Grêmio não fica de fora, principalmente por contar com uma jovem promessa em sua equipe, o atacante Jardiel, artilheiro da Copinha e destaque do tricolor gaúcho.

Com novo formato e aumento no número de partidas de 103 para 198, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues afirma que “a edição de 2024 terá o dobro de investimento da instituição e de partidas, além de um formato mais atraente para os clubes, atletas e torcedores”. Visando ainda fomentar o futebol de base, Rodrigues afirma a organização de mais competições da modalidade. “Vamos organizar ainda mais competições de base no nosso calendário. A base vem forte", acrescentou o presidente.

O torneio traz durante a primeira fase, 19 rodadas em turno único, em que as oito equipes melhores colocadas avançam para a próxima etapa. Na segunda fase, já nas quartas de final, os confrontos serão definidos a partir da ordem de classificação: o primeiro colocado enfrenta o oitavo (1º x 8º), o segundo enfrenta o sétimo (2º x 7º), o terceiro o sexto (3º x 6º), e o quarto enfrenta o quinto colocado (4ºx 5º). Quanto às semifinais, o vencedor do confronto entre primeiro e o oitavo colocado (1º x 8º) enfrenta o vencedor da partida entre o quarto e o quinto colocado (4º x 5º), e o classificado do confronto entre o segundo e o sétimo (2º x 7º) enfrenta o vencedor da partida entre o terceiro e o sexto colocado (3º x 6º). 

Vale destacar que as partidas serão decididas em jogos únicos com o mando de campo a favor da equipe melhor posicionada na tabela geral. Além disso, nesta temporada, apenas a final da competição terá jogos de ida e volta.

Comentários