Brasil bate recorde de casos de estupro

Por Amanda Ávila

No brasil, a cada 7 minutos uma mulher é estuprada. Segundo dados divulgados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública o país bateu recorde no número de casos de estupro no ano de 2022, com 74.930 vítimas. A taxa cresceu 8,2% em comparação a 2021.

Os números, apesar de altos, ainda são apenas uma parcela dos casos que acontecem, já que muitos não são notificados as autoridades. Mais de 60% das pessoas violentadas são crianças e possuem entre 0 e 13 anos, e 86,1% dos agressores são conhecidos pela vítima.

“O recorde no número de estupros é o grande destaque dos dados colhidos pelo Anuário neste ano. Há um grande represamento das denúncias porque as escolas estavam fechadas em 2021 (por conta da pandemia). E o que temos de dados evidencia o ambiente escolar como o espaço seguro, onde a violência é percebida”, analisa o presidente do Fórum, Renato Sérgio de Lima.

Dois casos de estupro que tiveram notoriedade na mídia foram dos ex-jogadores Daniel Alves e Robinho.

O ex-jogador Daniel Alves foi acusado de estuprar uma jovem em uma boate na Espanha no dia 31 de dezembro de 2022 e logo em seguida no dia 2 de janeiro de 2023 foi preso, onde permaneceu durante 15 meses enquanto aguardava o julgamento.

Daniel Alves foi condenado pelo crime e após pagar a fiança de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,4 milhões) estipulada pela Justiça, a Audiência Provincial de Barcelona, responsável pelo caso, decretou a liberdade do brasileiro.

“Só por ele ter dinheiro, ele pode responder em liberdade após cometer um crime absurdo. A primeira palavra que me vem na cabeça é nojo, me sinto enojado.” Declara o torcedor do São Paulo Futebol Clube (time onde o brasileiro jogou durante dois anos), Vinícius de Castro Coutinho.

Robson de Souza, mais conhecido como Robinho, foi acusado de estuprar uma mulher albanesa na Itália, em 2013.

Em 2022, Robinho foi sentenciado a nove anos de prisão pela terceira e última instância da Justiça italiana. No entanto, devido à sua presença no Brasil, que não extradita seus próprios cidadãos, ele nunca foi detido. Diante disso, a Itália solicitou que o Brasil avaliasse a viabilidade de o ex-jogador cumprir sua pena em território brasileiro.

Allison Martin Lopes, torcedor do Santos Futebol Clube, time onde o jogador se destacou profissionalmente declara decepção com o atleta que era seu ídolo na infância. “O que me revolta ainda mais é a demora do julgamento de um crime que aconteceu em 2013 e ele foi preso só em 2024. Acho difícil alguma sentença ser justa nesses casos mas com certeza a do Robinho não foi uma delas.” Comenta o torcedor.

Robinho está preso desde o dia 22 de março na Penitenciária II em Tremembé (SP).

Comentários