Turismo Cultural em Congonhas-MG


Lívia Rezende
Ao explorar o turismo mineiro é possível perceber que a influencia barroca na região é muito forte, igrejas imponentes e estatuas de pedra sabão trabalhadas à mão. Especificamente na Famosa rota do ouro no estado de Minas Gerais, encontramos uma cidade pequena com um pouco mais de 55.000 habitantes, Congonhas-MG carrega em seu legado obras de um escultor que revolucionou a história da arte. Popularmente conhecido como “Aleijadinho”, Antônio Francisco Lisboa deixou sua marca na região e no mundo com obras extremamente características e em sua maior parte religiosas, você pode captar completamente a essência do artista ao fazer uma breve visita ao Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, finalizado em 1875 após o término da última capela. A arquitetura do local conta com seis capelas ao ar livre interligas por palmeiras imperiais que conduzem ao Adro dos Profetas, dentro das capelas é possível ver obras produzidas pelo próprio Aleijadinho, que juntas contam a história emocionante da Crucificação de cristo, cada uma das seis traz uma cena especial desse momento dessa história. Depois de passar por essas imagens que ao final montam uma encenação completa ainda tem espaço para admirar e se surpreender mais, o Adro da igreja que fica depois de percorrer o caminho das capelas possui na sua composição 12 estatuas de pedra sabão, cada uma delas de um dos profetas bíblicos. É Magnifico visitar esse ponto turístico de Congonhas e se sentir introduzido na história cristã da crucificação de Jesus. As obras carregam um peso histórico e religioso e por esse motivo são cuidadas e preservadas pela cidade. 

Acredite mesmo os nascidos na cidade sempre ficam admirados e orgulhosos por terem em sua cidade obras tão importantes como essas, Jackeline nascida e criada na cidade, sempre retorna á cidade já que tem muitos parentes por lá, e ela afirma que em todas as vezes que ela revê as obras é a mesma emoção, “Não houve uma vez até hoje que tenha visto essas obras e não tenha me emocionado, desde de pequena essas obras passam para mim uma magnitude, ter um escultor como o Aleijadinho sendo representado de maneira tão linda e ainda em minha cidade de nascença, é motivo e muito orgulho pra mim.” Além de dar depoimento sobre sua visão das obras de ponto turístico Jackeline ainda conta que existem outras igrejas do período barroco para se visitar como a Igreja do Novo Rosário, e se você quer mesmo explorar ao máximo as belezas de Congonhas você ainda pode visitar o Museu da ladeira e o Museu de Congonhas, que contam ainda mais sobre a Rota do Ouro, a cultura e arte Congonhense. 

Depois de um passei completo como esse você ainda pode levar suvenires de lembrança, próximo ao Adro do Santuário do Bom Jesus do Matosinho é possível encontrar artesanatos tradicionais de Minas Gerais e miniaturas de pedra sabão dos profetas, levando para sua casa um pedacinho de cultura, arte e história mineira.