Terapias integrativas ganham espaço durante a pandemia

O isolamento social trouxe desafios, e com isso a terapia integrativa se tornou cada vez mais presente no dia a dia das pessoas.

Por Bianca Guimarães

Os atendimentos durante a pandemia podem ser realizados de forma remota ou presencialmente, respeitando os protocolos de segurança contra o coronavírus.

Uma das medidas mais recomendadas para evitar a propagação do coronavírus, foi o isolamento social. Entretanto, essa recomendação trouxe uma mudança radical na rotina e no estilo de vida das pessoas, o que aumentou o risco de desenvolvimento de transtornos mentais.

Complementando o fato das pessoas sentirem medo de serem contaminadas, a falta de convívio social e outros fatores como casos de depressão, ansiedade e violência, implicaram em uma grande instabilidade para a saúde mental. As terapias integrativas, que auxiliam a combater essas questões emocionais, ganharam um novo olhar durante a pandemia.

O Conselho Nacional de Saúde aprovou, em maio de 2020, uma recomendação para o Ministério da Saúde, Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde e do Distrito Federal incluírem e divulgarem Práticas Integrativas e Complementares (PICs) na assistência ao tratamento para combater a Covid-19.

A recomendação considera as evidências científicas produzidas pela Rede de Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas das Américas, pelo Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa e pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde sobre o uso das práticas durante a pandemia.

As práticas integrativas podem auxiliar tanto como uma prevenção e no aumento da imunidade, quanto na diminuição de agravos da Covid-19, além de tratar a saúde mental da população frente aos acontecimentos.

Entre os benefícios das terapias integrativas é evidenciado o relaxamento e bem estar, alívio de dores e da ansiedade, diminuição de sinais e sintomas de doenças, estimula o contato entre o profissional e o paciente, redução do uso de medicamentos, fortalecimento do sistema imunológico e melhoria da qualidade de vida.

Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece 29 diferentes práticas integrativas, tais como: arteterapia, dança circular, hipnoterapia, homeopatia, acupuntura, musicoterapia, meditação, reiki, terapia de florais, yoga, entre outras.

Leia a introdução sobre Terapia Integrativa aqui.