A terapia integrativa vem crescendo cada vez mais, e com a pandemia a procura por essas práticas teve um crescimento ainda maior.
Por Bianca Guimarães
Terapeuta Marlene Oliveira, já atua com terapias integrativas há 12 anos.
Para explicar sobre a importância desse ato e como ele pode contribuir para a cura de diversas enfermidades convidamos a terapeuta integrativa Marlene Oliveira Souza Martins.
JO Digital: Há quanto tempo você trabalha na área e quais cursos já teve a oportunidade de fazer?
Marlene: Bom, eu tenho 53 anos. Estou trabalhando como terapeuta há mais ou menos 12 anos, meu primeiro curso foi uma pós-graduação em psicologia transpessoal, fiz também uma formação em arteterapia, um lato sensu, depois eu fui fazendo outras formações complementares, em constelação sistêmica, um curso de 9 meses no sagrado feminino, fiz cursos de reiki até o terceiro nível e estudo xamanismo há mais ou menos 8 anos.
JO Digital: E afinal o que é a terapia integrativa? Como ela funciona?
JO Digital: E afinal o que é a terapia integrativa? Como ela funciona?
Marlene: A terapia integrativa também é chamada de terapia holística e ela envolve vários métodos, cada terapeuta vai trazer as suas técnicas. Tem pessoas que vão trabalhar mais na questão energética, então vão trabalhar para alinhar as energias. Tem terapeutas integrativos que vão trabalhar mais com uma linha psicoterapeuta, com conhecimentos mais da alma, do inconsciente, que é o meu caso. Existem diversas abordagens, alguns preferem chamar de terapias integrativas porque vai integrando algumas linhas, vai pegando uma terapia que se conversa com outra, e aí vai criando a sua forma de ajudar aquela pessoa que está em sofrimento emocional.
JO Digital: Quais são as técnicas que você utiliza?
JO Digital: Quais são as técnicas que você utiliza?
Marlene: Eu utilizo bastante a arteterapia, para mim é uma base forte porque a arteterapia vai para o simbólico, e o símbolo é a síntese da dor. No processo terapêutico, quando você vai produzir um desenho, uma colagem, uma escultura, dependendo da interiorização que foi feita você vai trazer um símbolo que vai falar muito sobre você e aí a gente vai caminhando com esse símbolo.
JO Digital: Você percebeu que a procura pela terapia integrativa aumentou com a pandemia? Por que?
JO Digital: Você percebeu que a procura pela terapia integrativa aumentou com a pandemia? Por que?
Marlene: Aumentou bastante, porque as pessoas foram ficando mais consigo mesmas. Quando você fica mais sozinho automaticamente você vai escutar mais a tua alma e às vezes ela estava gritando há muito tempo mas, você estava no meio de tanto barulho que não percebia.
JO Digital: Por conta da pandemia, você teve que realizar atendimentos online? Como foi?
Marlene: Sim, para mim foi um pouco difícil porque como eu trabalho bastante com essa questão do material artístico, quando a gente está no nosso espaço nós temos uma disponibilidade incrível de materiais, mas quando você está atendendo online já fica um pouquinho difícil. Você até pede para o cliente manter alguns materiais, um pouco de tinta, pincel, argila, mas eu ainda estou me adaptando na verdade.
