A pandemia exigiu mudança dos empreendedores

A pandemia chegou ao Brasil em março de 2020 e desde então, a sociedade vem passando por muitas dificuldades financeiras. Muitas pessoas que trabalhavam no comércio, perderam os seus respectivos trabalhos. O motivo disso foi que muitas lojas reduziram o número de funcionários ou então fecharam de uma vez. Assim, as redes sociais ganharam ainda mais força nas vendas. 

Leonardo Pinheiro, Lorena-SP

No dia 27 de novembro de 2019, Vinícius Marcelino criou um Instagram para a sua loja de camisas de time, chamada Club Store. O jovem tinha um sonho de ter o seu próprio negócio, de empreender. Além disso, sempre foi muito apaixonado por futebol. Com isso, ele decidiu juntar um sonho com um amor de infância. 

Reprodução/ Instagram/ Club Store


Quando a pandemia intensificou, o jovem apostou ainda mais em suas redes sociais para divulgar seu trabalho com qualidade e entretenimento. Hoje, o Instagram da loja passou dos 1000 seguidores e passou a alcançar pessoas do Brasil todo. O sucesso online fez com que Vinicius Marcelino desse mais um grande passo. No dia 28 de maio de 2021, ele junto com sua equipe, abriu uma loja física no Centro de Lorena.

Confira alguns trechos da entrevista com o empreendedor:

Da onde surgiu essa ideia de criar uma loja de camisa de time?

Vinicius fala que trabalhava com carteira assinada, há dois anos, mas que sempre teve vontade de empreender. Ele estava acomodado em sua rotina, no entanto decidiu mudar. Mesmo com o sonho, ele não sabia ao certo o que vender. A sua primeira ideia foi trabalhar com roupas, porque é algo que gosta. Todavia, alguns companheiros de trabalho sugerirem a ele vender camisas de time. Já que ele gosta muito do esporte. Com isso, ai que "nasceu" a Club Store. 

Você estuda a muito tempo o mercado financeiro?

O jovem conta que tinha o sonho de empreender há um tempo e que na pandemia muitas pessoas passaram a entrar nesse rambo. Para ele, nos não somos preparados para isso na nossa educação e sim para entrar em arrumar um emprego de carteira assinada. Assim, quem se arrisca nesse mercado é um "ponto fora da curva. Ele leu diversos livros até o momento de executar e hoje colhe os frutos.

O começo sempre é difícil, em algum momento você pensou em desistir?

Para todo comerciante o começo é difícil e para Vinícius não foi diferente. O jovem recorda que no começo da pandemia, ele perdeu um pacote de camisas, com um valor que ele não esperava em perder. Foi algo muito difícil para ele, mas ele seguiu. Ele conta na entrevista que o negócio próprio cobra muito do dono e sempre é necessário se reinventar. Para ele, a pandemia "adiantou" cinco anos no processo de migrar para o digital. Assim, quem não seguir essa linha, vai ficar para trás.

Você esperava crescer tanto e tão rápido no Instagram?

Vi fala que sempre teve esperança que ele conseguiria crescer. Além disso, ele ressalta que não quer crescer sozinho, mas sim com sua equipe. Para ele, seu engajamento cresceu pelo fato dele interagir com as pessoas, dando o máximo de atenção, passando uma humanização para as pessoas.

Veja a entrevista completa, com as declarações do fenômeno:

  

Ademais, ouça um boletim sobre a realidade do comercio nessa pandemia: