Publicidade e Propaganda é a arte de dominar a criação

O domínio de produção de artes chamativas e criativas não é para qualquer um e o curso de Publicidade e Propaganda é o caminho para aqueles que desejam ter esse dom em mãos. A criatividade é a chave para o sucesso de um publicitário, deixando o mundo mais interativo.

por Juliana Almeida

Com ênfase nas áreas de criação e produção, o curso de Publicidade e Propaganda da UNITAU já tem 36 anos e têm formado profissionais habilitados para o mercado de trabalho. Com disciplinas como Produção Gráfica, Redação Publicitária e Produção de TV, a universidade apresenta diversas possibilidades de atuação para o publicitário. A aluna Julia Martinho, do 1º semestre, conta que escolheu o curso após começar a trabalhar com marketing – “No ano passado, eu comecei a fazer cursinho pré-vestibular e, nesse meio tempo, eu comecei a gerenciar páginas nas redes sociais e foi uma área que gostei muito e comecei a investir desde então”, explica.

Com aulas teóricas e práticas em, basicamente, 90% do curso, os alunos são incentivados a produzirem eventos, além dos que já são tradição no departamento, como o Marketing Day e o Bate-Boca de Criação. O veterano do 7º semestre, Eric Sant’Anna, conta como é a experiência de desenvolvimento de atividades nas aulas de Produção de Evento – “No começo do curso, desenvolvemos algumas peças gráficas na matéria de Desktop e foi divertido ter que fazer todo o processo de fechamento de arquivo, serviu para aprendermos bastante e agora no último semestre, organizamos um evento chamado “Vozes”, onde estamos trabalhando toda a produção dele, desde o pré-evento até o pós-evento”, conta.

O Vozes, por exemplo, foi um evento direcionado as vozes da sociedade, de diversas visões e vivências e que girou em torno de experiências vividas, como a atual líder da Central de Comunicação da UNITAU (ACOM) que é ex-aluna do departamento. Contou também com a presença de uma professora de Yoga, com apresentações de rap e um bate-papo com uma jornalista que também é empreendedora e mãe e que contou sobre a maternidade real e seus desafios. O aluno Matheus Gentille, do 7º semestre, explica a mensagem que o evento trouxe em suas apresentações – “A comunicação não é única e ela pode mudar a qualquer momento e a gente tem que ficar de olho nos novos nichos, novos públicos que estão aparecendo. Todo mundo faz parte da comunicação”.

O curso de Publicidade e Propaganda conta com 8 semestres de duração e forma profissionais para uma área estratégica da Comunicação, juntamente com Design Gráfico.