Expocom 97 uma conquista dos alunos pela Rádio Unitau

Durante toda a sua existência, a Rádio Unitau foi o berço de alguns projetos arquitetados pelos alunos do departamento, que acabaram se convertendo em grandes conquistas, sendo sem dúvida, um dos maiores exemplos o “Programa de Casal”, que trouxe ao departamento o prêmio de 1° lugar em Radiojornalismo, na Expocom de 1997.

por Igor Vega

Surgindo como uma consequência direta do Interjornal (projeto realizado pelos alunos na disciplina de Radiojornalismo), o “Programa de Casal”, também chamado de “Programa Casual”, conseguiu no ano de 1997 conquistar não apenas prestigio no meio da comunicação, mas também o prêmio de 1° lugar em Radiojornalismo na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), que nesse ano ocorreu em Santos.

A proposta do programa foi trazer, de forma divertida, um debate sobre as diferenças entre homens e mulheres, utilizando de entrevistas com a população e alguns fatos e estatísticas, retirados da revista Superinteressante, apresentados pelos locutores Herman Stipp e Karina Lapido, ambos alunos do 2° ano de Jornalismo na época.

O Professor Galvão Junior, que coordenou o projeto na época, contou mais sobre o surgimento e desenvolvimento do projeto Programa de Casal, “O projeto surgiu do Interjornal, que já existia antes de eu entrar na Unitau, eu entrei na Unitau em 1996, e em 1997, foi quando eu passei a fazer esse projeto com os alunos, passamos a fazê-lo de forma quase que diária. Foi por volta de Agosto, que estávamos produzindo programas temáticos para o Interjornal e eles ficaram tão bons que decidimos editar os programas, eles passaram pela revisão da chefe do departamento na época, Professora Maria de Fátima da Silva, logo em seguida submetemos eles, em formato de texto para apreciação da Intercom e o apresentamos em Santos.

Todo o conteúdo foi retirado da revista da Superinteressante, foi retrabalhado em texto de formato Rádio Jornalístico, enfim foi uma experiência muito legal, ficamos muito surpresos quando soubemos que o interjornal que gerou aquele projeto, ganhou em RádioJornalismo” Ele também fez questão de frisar que o projeto foi de mérito dos alunos “A ideia do programa foi apresentar as diferenças entre homens e mulheres, ideia que os alunos tiveram. Foi um projeto que surgiu do Interjornal, de autoria dos alunos, nós apenas recebemos e avaliamos. O bacana foi que esse, foi um trabalho que nasceu dos alunos, nós professores apenas avaliamos, não mudamos quase nada e ele foi apreciado.”

Por fim o professor concluiu dizendo que com o tempo o número de projetos do tipo, apresentados pelos alunos diminuiu e que seria interessante, que os alunos buscassem trazer novas ideias. Ele também comentou sobre como a diferença nos equipamentos utilizados na época, não possibilitou a digitalização e o armazenamento de projetos mais antigos e que seria interessante o nascimento de um projeto que buscasse não apenas digitalizar os projetos antigos, mais também que disponibilizasse e organizasse esse acervo digital da rádio.