Instagram é a rede de interação em tempo real com os alunos

Com novecentos e cinco seguidores, cento e setenta e cinco publicações e o slogan lugar de gente feliz, a conta do departamento de comunicação social no aplicativo divulga eventos, relembra momentos e mostra um pouco do dia-a-dia na comunica, que está completando quarenta anos em 2019.

por Gabriela Meurer

A rede social mais evidente no momento é o Instagram que se tornou uma ferramenta interação. O aplicativo que surgiu em 2010 tem hoje mais de 1 bilhão de contas, e uma delas é a do Departamento de Comunicação Social da Unitau, através da qual informa e conversa com alunos, ex-alunos e até mesmo alunos em potencial. A conta teve sua postagem no dia 1º de Abril de 2015, uma foto da grafite do Chacrinha, um dos mais queridos e conhecidos por quem frequenta os corredores da Comunica.

A rede que é conhecida pela instantaneidade, tanto na postagem das imagens, como na resposta dos seguidores é agora utilizada como uma ferramenta de marketing digital. Os instrumentos de interação já existentes no Instagram são usados pela conta da comunica, o bolsista da Agência de Comunicação Integrada, a ACI, Caio Fernandes comenta que são os professores que planejam as postagens e os bolsistas da ACI que respondem às interações, que muitas vezes remetem às lembranças dos alunos e ex-alunos de momentos vividos no departamento.

professora Mestre Edilene Maia, Diretora do Departamento de Comunicação Social explica que a coordenação busca seguir as redes que os alunos estão utilizando, e hoje, o instagram é a mais usada. “A gente percebeu que do mesmo jeito que passamos por fases né, como o facebook, se percebeu que havia a necessidade dessa linguagem também do Instagram, e de Stories, porque vocês acabam utilizando mais”. A professora destaca que além da interação com os alunos e divulgação dos eventos e atividades que acontecem no departamento, muitos ex-alunos interagem através da página por terem uma relação de carinho com o departamento mesmo depois de formados.

Publicitário Luiz Guilherme Brito se formou no ano de 2018 e admite ter uma relação bem próxima através das redes do departamento, “Eu compartilho, eu curto, dou amei. Algumas publicações até comento.” O ex-aluno acredita ser fundamental essa relação com o público, desde a divulgação dos eventos até mesmo a comemoração de uma data. O que é certo é que as novas redes auxiliam além da comunicação com o público, também a manter lembranças de bons momentos vividos durante esses 40 anos de Comunicação Social na UNITAU.



LEIA MAIS SOBRE A COMUNICAÇÃO SOCIAL NAS REDES SOCIAIS