No Brasil o futebol é um dos sonhos das crianças que começam a ter contato com o campo desde cedo. O sonho acaba crescendo mais ainda, quando pela telinha eles assistem seus maiores ídolos. Muitos dos craques são descobertos por olheiros, que vão a testes de futebol e descobre novos talentos.
por Vitória de Paula
O jovem de 18 anos, Henrique Pereira, começou desde de cedo na carreira do futebol, tentando de alguma forma ser visto e conseguir ser reconhecido como um jogador. Ele conta que no começo quando ele iniciou o sonho ele tinha entre seis a sete anos de idade, e participou da escolinha de futebol do Cruzeiro. Percebeu que esse era seu sonho, e iria correr atrás dele, não importava quanto do seu esforço irá custar.
Então ele foi atrás, e participou de outras escolas como o São Paulinho e Ponte Preta. No meio do caminho, recebeu uma oportunidade de ir para Barra mansa, treinar com outros jovens que sonhavam o mesmo sonho. Mais como sempre o futebol não era um mundo fácil, e para ser um grande jogador, os meninos tiverem que passar um grande sufoco.
O jovem Henrique passou grande dificuldades nos alojamentos a onde passava, como prometido por um gestor de jogador que cuidou da ida dele para a cidade, dizia que tudo seria fácil, e logo algum time de futebol iria contratar por ter talento. Mais não foi assim, ele passou muitas vezes fome, falta de estrutura nos alojamentos, sendo que toda parte de infraestrutura e alimentação era paga pelos responsáveis dos jovens.
O pai do jovem, Valdir Pereira, conta que o mais difícil foi ter que manter ele lá na cidade, sendo que o valor que era imposto , não era barato. Mais depois de ter tirado ele da cidade a onde ficava, e visto que nada do que o gestor tinha falado era verdade, mais sim um meio de ganhar dinheiro. O senhor Valdir, alerta todos os pais que querem ajudar os filhos com essa carreira, “não será fácil, temos sempre que estar alerta com todas propostas feitas, se realmente é verdade para não cair em nenhuma enrascada”.
Mesmo com tanta dificuldade, hoje o jovem ainda quer ser jogador de futebol, e por ter passado por diversas situações que colocavam ele para baixo, e dizia para desistir. O pensamento dele ainda se encontra na carreira de ser um grande jogador de futebol, e representar o Brasil, como vários craques.
Você pode ouvir todos os podcasts no nosso canal no nosso canal

