Hoje a fotografia social é um importante instrumento para que as pessoas conheçam outras realidades que muitas vezes passam despercebidas. O fotógrafo Marcelo Vigneron registrou a realidade de Moçambique em 1999, depois da guerra civil que devastou o local.
por Juliana Faria
Durante o mês de maio, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro em Campos do Jordão (SP) recebem a Exposição Fotográfica - Moçambique do fotógrafo Marcelo Vigneron. A amostra traz imagens realizadas em 1999 com a intenção de documentar o trabalho de uma ONG humanitária portuguesa e as áreas atingidas pela guerra civil em 1992.
O paulistano Marcelo Vigneron é fotografo a mais de 30 anos e já realizou diversos trabalhos na área, incluindo reportagens fotográficas e produção de livros. O artista revelou que a paixão pelo campo da fotografia social foi um dos grandes motivos pelo qual escolheu retratar a realidade de Moçambique. O objetivo da exposição, de acordo com Marcelo, é fazer com que as pessoas conheçam realidades que muitas vezes são deixadas de lado. “As pessoas estão muito ligadas na fotografia de si mesmo, as selfies, e não se preocupam muito em conhecer realidades diferentes das delas”, enfatizou.
As imagens que foram feitas há 20 anos revelam a perspectiva do fotografo sob um pais que na década de 1990 sofreu com as consequências de uma guerra civil. Marcelo ressaltou que o que mais lhe chamou atenção durante o mês que esteve no país foi a receptividade dos moradores, “eu não imaginava que em um lugar que foi tão tocado pela guerra eu seria tão bem recebido”. Além disso, ele destacou a solidariedade dos moçambicanos ainda que, na época, vivessem na pobreza.
Marina Falsetti, gerente do Museu e Auditório, salientou a importância desse tipo de evento para o setor cultural, “a importância do evento está, em primeiro lugar, no fato de que contribui para fomentar a Arte no interior do estado de São Paulo, dando espaço aos artistas e permitindo o acesso do público a diferentes linguagens artísticas”.
A exposição acontece no Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro de terça-feira a domingo das 9h às 18h. No endereço, Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1.880 – Alto da Boa Vista – Campos do Jordão (SP).
Você pode ouvir todos os podcasts no nosso canal no nosso canal

