As mudanças no mercado de trabalho brasileiro


Muito tem se falado sobre a nova face do mercado de trabalho brasileiro, na qual muitos jovens se veem sem a capacidade de conquistar seu primeiro emprego, realidade tão clara, que até os que já se aposentaram relatam perceber a diferença entre o mercado no seu tempo e atualmente.


por Igor Vega


Com o número de desempregados superando os doze milhões e com o crescimento da cobrança de maiores especializações daqueles que querem competir pelas poucas vagas que restam, muitos jovens se vêem preocupados com seu futuro.

Um desses jovens, o estudante Hudson Anunciação, comentou sobre o que ele vê como a principal barreira para ele e outros jovens para ingressar no mercado de trabalho. “O principal problema é que hoje, para conseguir um emprego, experiência é muito cobrada, sendo que a maioria dos jovens, não conseguiu essa experiência, por estar na procura de seu primeiro emprego”.

O senhor Antônio Francisco que é aposentado, mas ainda atua como consultor empresarial relata as mudanças que ele percebe entre o mercado de trabalho atual e de seu tempo. “No meu tempo, para trabalhar em um escritório , um curso de datilografia, um pouco de inteligência e vontade de trabalhar, bastavam para ser um bom empregado, hoje é cobrada muita especialização do empregado”.

Ele também comentou sobre o perfil necessário para o jovem empregado atual. “O perfil do trabalhador antigamente era mais simples, muitos dos empregados vinham de regiões rurais e para conseguirem trabalho nas fábricas bastava apenas ter vontade e empenho para trabalhar, hoje o empregado precisa ter especialização, capacitação, muito estudo e vontade de trabalhar e competir pela chance de uma vaga no mercado de trabalho.”


Você pode ouvir todos os podcasts no nosso canal no nosso canal