A prática de uma atividade física resulta em tudo na nossa vida, e ajuda muito no desempenho das atividades diárias.Nascido em Taubaté interior do estado de São Paulo, José Luiz Marioto,56 anos, apaixonou-se pela capoeira, e trocou a vontade de ser engenheiro para estudar Educação Física.
Por: Thais Ribeiro
Há trinta e cinco anos atua nesta área e atualmente trabalha na Universidade De Taubaté (UNITAU), como professor, especializou-se em ginástica artística e prática desportiva, atua dentro e fora das salas com jovens e crianças. Hoje o esporte e a atividade física são deixados de lado e poucas pessoas procuram manter a boa forma e o bem estar. Em entrevista ele conta como o esporte mudou ao longo dos anos.
![]() |
| PAFS(UNITAU)/Fotografia: Jéssica de Morais e Renata Moraes |
Repórter: Qual importância de se prática uma atividade física?
Prof. José Luiz: Eu vejo a atividade física com um investimento, então, é um investimento para mais tarde você ter uma vida mais saudável e adequada. Uma pesquisa que saiu mostra países como o Brasil e o Estados Unidos que a obesidade está aumentando muito, e o fator que esta levando a isso é a: alimentação e outro a falta de atividade física.
Repórter: Quais são os riscos de praticar exercícios sem acompanhamento especializado?
Prof. José Luiz: “Na ânsia de alcançar os melhores resultados, nem sempre os atletas tomam os devidos cuidados com a parte física e acabam cometendo exageros que podem levar a graves lesões” Um exercício mal feito pode gerar contusões mais tarde, por isso a criança não trabalha com carga ela tem que trabalhar com o peso do próprio corpo.
Repórter: Quais atividades são indicadas para cada faixa etária?
Prof. José Luiz: Com a criança trabalhamos mais a parte lúdica, brincadeiras, alguns movimentos exercidos na ginástica como: cambalhota, pendurar numa barra, subir em uma corda, pular no trampolim. Começamos trabalhando a parte motora da criança e com isso ela vai desenvolvendo o seu físico.
Repórter: O que uma avaliação prévia pode revelar?
Prof. José Luiz: A primeira coisa que pedimos é uma avaliação medica que avalia a circunferência, peso, altura e etc.. isso é muito importante pois não sabemos qual o problema que a pessoa tem, pode ser que ela tenha algum problema cardíaco e não posso fazer uma atividade física e quem vai nos dizer isso é o medico e isso serve como garantia pra gente. E com isso indicamos um treinamento adequado para o aluno.
Repórter: Como a Tecnologia interferiu em equipamentos esportivos?
Prof. José Luiz: Biomecânicos que visam equipamentos adequados para a execução do movimento, equipamentos que tem a parte biomecânica errada pode trazer falhas na execução do movimento.
Repórter: Por que a prática de atividades é importante para idosos?
Prof. José Luiz: O objetivo do idoso, com o passar dos anos vamos perdendo força, se você fica inativo seu músculo atrofia ele vai perdendo a força dele e o idoso tem muito problema de locomoção, então é importante trabalhar o fortalecimento de perna dele. E lógico que com a carga adequada. Para ele ir adquirindo mais força.
![]() |
| Jogos universitários (JUTA) / Fotografia: Francine Eustachio |
Repórter: Como os jogos olímpicos no Brasil influenciaram os jovens a praticar atividades físicas?
Prof. José Luiz: Depois dos jogos sempre aumenta, tem aquela euforia, e sempre tem uma procura, eu vejo isso no caso da criança no caso da ginástica artística, os pais procuram muito, justamente por falta de espaço recreativo para a criança.
Repórter: Como você avalia o uso de suplementos e de outras substâncias para melhorar o desempenho nos esportes?
Prof. José Luiz: Eu sou contra, primeiro, o nome já diz: suplemento: suprir aquilo que esta faltando. Se você tem uma alimentação e supre isso através do alimento você não precisa dele, pois esta jogando dinheiro fora. Tudo que o corpo não aproveita ele elimina. Ele não faz mal a menos que você tome em aceso e pode atacar o rim e fígado, de pende da forma como você o usa.
Repórter: Por que alguns atletas utilizam de suplementos?
Prof. José Luiz: Um atleta de alto rendimento, hoje uma pessoa normal com uma rotina diária que caminha para ir ao trabalho, ele não faz atividade física, mas ele tem um gasto calórico de 2600 calorias. Tem um gasto de 5.000 á 8.000 mil calorias, ele não consegue repor através da alimentação por isso lança mão do suplemento. Com isso ele vai suplementar o que esta faltando.
Repórter: Quais os melhores lugares para a prática de atividades em Taubaté – SP?
Prof. José Luiz: Temos aqui na Universidade De Taubaté temos o projeto chamado PAFS (Programa de Atividade Física e Saúde -UNITAU) que trabalha com crianças na parte da ginástica artística e é gratuito. A prefeitura de Taubaté tem um projeto grande da prática de todos os esportes não é só a ginástica, tem musculação, atletismo, e tudo sem custo.
A minha visão Taubaté tem se destacado no esporte e tem dito um apoio na prática esportiva desde a base (da criança) até o adulto.
Repórter: O que significa ter qualidade de vida?
Prof. José Luiz: E você ter uma vida saudável que você posso fazer tudo com prazer, se você faz uma coisa por obrigação, não uma qualidade de vida. O esporte tem que ser praticado por prazer a família, o trabalho, a alimentação, para mim é tudo que você possa fazer com prazer.
Repórter: Como o senhor avalia a preocupação dos brasileiros hoje em dia com a saúde?
Prof. José Luiz: A preocupação dos brasileiros começa mais tarde, o jovem não está preocupado, ou seja, tem a procura para o verão, a atividade tem que ser feita o ano todo, mas se a gente for ver a maioria não faz atividade física.
Repórter: Como o senhor avalia os exageros que algumas pessoas cometem na prática de exercícios?
Prof. José Luiz: Existem programas de treinamento que visam à qualidade de vida das pessoas. O seu corpo tem um limite, se você começa a ultrapassar esse limite seu corpo vai sentir, abaixa a imunidade, começa a ficar doente, sentir dores, prejudica a articulação. Existe uma preparação, para ir suportando uma atividade mais intensa, você não pode começar logo de cara tem que ir preparando o corpo aos poucos.

